tenho certeza de que se eu disser a fabrica de stuttgart voce ira pensar na porsche a imagem que vira a sua memoria certamente sera a de um 911 acontece que esta metonimia e um tanto imprecisa porque alem da porsche a mercedes tambem e uma fabrica de stuttgart — as duas estao separadas por pouco menos de 10 km; a mercedes mais proxima do centro da cidade e a porsche no distrito de zuffenhausen na zona norte da cidade a relaçao entre as duas marcas contudo vai muito alem da cidade — e justamente por causa da cidade a historia começa com ferdinand porsche o patriarca em 1906 ele foi convidado pela austro daimler — a divisao austro hungara da daimler que ainda nao era ligada a benz — para ser o projetista chefe da empresa ali ele criou seus primeiros carros de competiçao entre eles o lendario 27/80 mais conhecido como prince henry e o maja que foi batizado em homenagem a filha mais nova de emil jellinek andree maja jellinek sim a irmazinha da mercedes dez anos depois ele foi promovido a diretor geral e iniciou um periodo de grande sucesso da austro daimler nas pistas em 1922 por exemplo seus carros venceram 43 das 53 corridas que disputaram apesar do sucesso a austro daimler tinha uma visao diferente sobre o futuro da empresa e insatisfeito porsche se demitiu em 1923 ironicamente naquele mesmo ano ele foi contratado pela daimler motoren gesellschaft dmg a matriz da austro daimler onde seria diretor tecnico no qg da fabricante em stuttgart e foi assim que porsche acabou na alemanha ali ele novamente projetou diversos carros de rua e de pista entre eles o mercedes benz ssk note que o ssk ja tinha o benz agregado ao nome isso porque ele foi desenvolvido entre 1926 e 1928 apos a fusao da dmg com a benz no ano seguinte contudo desanimado com a rejeiçao de sua proposta para um carro leve e compacto por parte do conselho da mercedes benz porsche deixou a empresa e foi trabalhar na steyr em 1929 — sim o ano da grande depressao graças a ela porsche acabou sem ter o que fazer na steyr e dois anos mais tarde abriu a dr ing h c f porsche gmbh konstruktionen und beratungen fur motoren und fahrzeugbau — algo como doutor engenheiro honoris causa f porsche ltda construçao e consultoria para motores e veiculos o resto e historia a daimler benz por outro lado continuou sem um modelo compacto e leve e barato ate 1997 quando achou uma boa ideia fazer um hatchback de dois andares mas isso tambem e outra historia o que importa aqui e que as duas fabricantes tem um longo historico de colaboraçao a mais famosa delas e a fabricaçao do mercedes benz 500e pela porsche uma historia que ja contamos anteriormente e que e bem conhecida pelos flatouters em resumo quando a mercedes decidiu fazer o 500e para pegar um pouco do dinheiro que a amg estava recolhendo em baldes com o hammer ela nao tinha espaço em suas linhas de produçao para colocar um v8 na classe e w124 entao terceirizou o serviço com uma fabricante que ja havia trabalhado em parceria com a mercedes e que tinha experiencia e qualidade para fazer isso a porsche alem disso zuffenhausen fica so a 9 5 km da sede da mercedes lembra https //flatout com br/icones dos anos 1990 mercedes benz 500e/ agora voce ja se perguntou por que cazzo a porsche foi escolhida e nao a magna steyr que fazia os classe g bem a resposta passa por esse carro ai de cima ele parece um w124 cupe um c124 portanto mas olhe para as rodas e ouse dizer que esta tudo ok com ele pois este mercedes 230ce e a mula de testes para o motor v8 de 3 6 litros que a porsche usaria no 989 sim porsche 989 o avo do panamera lembra daquele porsche que era um seat virou um jaguar e acabou sendo um daewoo entao ele era uma das propostas de seda v8 da porsche — ou seja o v8 de 3 6 litros que a porsche estava desenvolvendo talvez fosse acabar no cofre daquele porsche isso significa que ele seria um porsche que foi um jaguar que nasceu como seat e teve um motor v8 testado num mercedes mais complicado que isso so a arvore genealogica das monarquias europeias e aquele monte de relaçoes promiscuas quase incestuosas https //flatout com br/o porsche que era seat virou jaguar foi bugatti e acabou sendo daewoo/ como ja contamos anteriormente a porsche começou a desenvolver o projeto do que seria o panamera na segunda metade dos anos 1980 sob o codigo de projeto 989 na epoca o porsche 928 teve um periodo de grande sucesso que levou a marca a considerar um modelo maior e mais versatil que ele — algo que tivesse quatro portas mas que tivesse tanto apelo quanto o 928 o encarregado pelo projeto foi o entao engenheiro da porsche ulrich bez que mais tarde seria o ceo da aston martin responsavel pelo atual posicionamento da marca as instruçoes sobre o 989 eram claras o carro deveria ser luxuoso e confortavel mas deveria ter uma natureza esportiva superior a dos modelos da mercedes benz e bmw para isso bez desenvolveu uma plataforma de motor dianteiro e traçao traseira com 2 826 mm de entre eixos que usaria um novo v8 de 80 graus com cerca de 300 cv o prototipo tinha muita semelhança com o que veriamos mais tarde nos 993 e 996 — especificamente os farois e lanternas respectivamente agora note que a porsche ja tinha o 928 com um motor v8 o problema de usa lo como base de testes para esse novo v8 de 80 graus era justamente o angulo entre as bancadas de cilindros um motor de 80 graus e mais alto que um motor de 90 graus — e o v8 de 90 graus ja estava no limite do 928 alem disso o 928 tinha apenas 2 500 mm de entre eixos o jeito foi usar outro carro qual a audi tinha o v8 ou 5000 mas a plataforma nao tinha traçao traseira como prevista para o 989 e naquela segunda metade dos anos 1980 a porsche havia sido encarregada pela mercedes de adaptar a plataforma do c124 para a nova geraçao da classe sl a r129 — sim eles compartilham a plataforma mas isso voce ja sabia porque contamos essa historia na materia abaixo https //flatout com br/super leicht a historia do mercedes benz sl parte final/ parte do processo de adaptaçao da plataforma do c124 para o novo sl era modifica lo para que o v8 m119 da classe s pudesse ser instalado no roadster entao se havia algo que a porsche sabia fazer esse algo era colocar um v8 no c124 alem disso ele tinha um cofre mais espaçoso e um entre eixos mais longo 2 710 mm que o 928 se voce tem a faca e o queijo na mao porque nao comer um pedaço e foi assim que o mercedes 230ce se tornou a mula de testes do motor v8 do porsche 989 uma prova de que a mula nao se destinava apenas ao desenvolvimento do motor esta nos detalhes que a porsche modificou no cupe da marca cliente/vizinha [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 304800 304797 ] o mais evidente deles sao as rodas do porsche 928 de 16 polegadas depois por dentro voce encontra os bancos do 928 o volante do 928 o que indica o uso da coluna/caixa de direçao do 928 uma transmissao manual de porsche e um freio de mao no console central em vez do freio de estacionamento acionado pelo quarto pedal como e comum nos mercedes depois do desenvolvimento do sl r129 pela porsche — o que levou a criaçao desta mula do 989 baseada no c124 — a mercedes contratou a porsche para fabricar seu 500e justamente por sua experiencia no processo de swap de motor v8 para a plataforma 124 o resto e mais uma historia ja o c124 230e porsche foi usado ate 1991 quando ulrich bez deixou a porsche na mesma epoca as vendas do 928 começaram a decair o faturamento da porsche começou a cair entre 1989 e 1991 e o 989 se tornou um projeto de risco em janeiro de 1992 ele foi cancelado e todos os prototipos — do 989 ao 932 passando pelo c230e v8 foram guardados no deposito da porsche onde permanecem ate hoje o seda da porsche precisou esperar outros 17 anos para chegar as ruas mas esta historia voce viu ser escrita nao
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