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Car Culture

O começo e o fim do motor W12 da Volkswagen

Parece que foi ontem que a Volkswagen meteu o louco e criou um motor de doze cilindros totalmente diferente do que o mundo havia visto até então. O ano era 2001, e a Volkswagen estava sob o comando de ninguém menos que Ferdinand Piëch, o homem que revolucionou o grupo Volkswagen e, por acaso, deu outro significado ao "Volks", tornando mais acessíveis coisas antes inimagináveis para o público da marca. Foi sob o seu comando, por exemplo, que a Volkswagen evoluiu o Golf GTI para o Golf R — que, apesar de entregar o mesmo tipo de tração integral que os japoneses da Subaru e Mitsubishi já entregavam na época, foi o carro que colocou a câmbio de embreagem dupla nas mãos do povo. Foi também sob a batuta de Piëch que o Passat deixou de ser o modelo mais luxuoso da marca, sendo superado pelo Phaeton — um sedã capaz de competir com BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S. Um Volkswagen! E também foi com ele que, pasmem, a Volkswagen lançou um SUV desenvolvido em parceria com a Porsche.