voce ja ouviu falar no chrysler sunbean nao se preocupe — muita gente nao ouviu nem mesmo na europa onde ele foi comercializado pela divisao local da chrysler entre 1977 e 1981 — so cinco anos e tres deles como talbot sunbeam visto que a chrysler foi absorvida pelo grupo psa em 1979 e os franceses acharam melhor usar uma marca francesa no carro mas se nos estamos falando de um carro obscuro que durou pouco tempo e porque temos uma boa razao certo sem duvida — e a razao neste caso e o ainda mais raro e efemero lotus sunbeam trata se de uma versao especial feita quando a chrysler decidiu que uma boa maneira de alavancar as vendas do sunbeam era fazer um hot hatch — e o mais legal com traçao traseira verdade seja dita a traçao traseira nao era exclusividade da versao lotus e sim herança do carro que deu origem ao sunbeam e este voce conhece o hillman avenger — ou deveriamos dizer dodge polara na epoca a hillman era uma divisao da chrysler na europa e o avenger foi comercializado em varios paises com diferentes nomes hillman/chrysler/talbot avenger na europa volkswagen 1500 na argentina serio e claro dodge polara a razao para a adoçao da plataforma de outro carro foi a de sempre conter custos — algo necessario em meados da decada de 1970 no reino unido mais precisamente em 1976 quando o desenvolvimento do sunbeam começou a plataforma do avenger foi encurtada para fazer um carro mais compacto e o cofre foi adaptado para receber um motor menor mas de resto quase todos os componentes originais foram aproveitados — as portas inclusive alem de conter custos isto permitiu que o hatchback fosse desenvolvido e produzido e tempo recorde apenas 19 meses acontece que talvez a chrysler tenha exagerado um pouco na hora de torna lo um carro pratico e minimalista sua carroceria tinha belas linhas para a epoca mas a tampa do porta malas era eessencia o grande vidro traseiro com uma moldura de metal em volta a area de abertura era pequena e a soleira traseira era alta para prover rigidez o suficiente mas acabava dificultando o acesso ao compartimento e se quisesse quatro portas ou uma perua por exemplo voce teria que procurar um ford escort ou um vauxhall chevette — o que acabou minguando a procura pelo sunbeam logo em 1977 primeiro ano de produçao o sucesso do golf gti que havia sido lançado quatro anos antes na alemanha e conquistou toda a europa imediatamente inspirou os executivos da chrysler a lançar sua propria versao esportiva — que foi lançada ja em 1978 com visual mais agressivo pintura em dois tons rodas de liga leve bancos forrados com tecido xadrez e um novo bodykit o motor adotado era um quatro cilindros de 1 6 litro com dois carburadores weber acoplado a uma transmissao manual de quatro marchas graças a seus 101 cv o chamado chrysler sunbeam ti era capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos ha quatro decadas era uma belissima marca e a critica especializada respondeu muito bem ao bom comportamento dinamico do carro — graças em boa parte a traçao traseira contudo os responsaveis pela divisao de competiçao sabiam que ainda nao era o bastante para aproximar a imagem do novo compacto a de nomes de peso como o proprio escort ou do golf a soluçao era obvia naqueles tempos — vamos coloca lo para correr nos ralis e foi assim que o lotus sunbeam nasceu a lotus havia acabado de deixar de fornecer tecnologia para outra grande companhia britanica daqueles tempos a jensen healey e um dos executivos da chrysler europeia — um cara chamado des o dell sabia que eles estavam abertos para negociaçao nao foi dificil fechar um contrato para desenvolver um motor de corrida para ser usado em uma versao de rali do sunbeam planejada para competir no grupo 4 do wrc mirando especialmente no ford escort rs2000 — esse cara aqui [youtube id= z_ibsfxn08y width= 620 height= 350 ] pareo duro nao por sorte a lotus sabia muito bem como fazer um motor render — pois e o negocio deles nunca foi so simplifique e adicione leveza e um pouco de potencia nao faz mal a ninguem esta potencia veio na forma de um quatro cilindros de 2 2 litros com 16 valvulas e comando duplo no cabeçote com taxa de compressao de 11 1 e dois carburadores dellorto o motor de corrida entregava saudaveis 234 cv — mais tarde a potencia chegava aos 250 cv se voce pensa que nao era o bastante saiba que foi o suficiente para que o finlandes henri toivonen vencesse o lombard rac rally em 1980 e no ano seguinte o sunbeam conquistasse o titulo de fabricantes para a talbot [youtube id= dhcdyeojhaq width= 620 height= 350 ] mas o que nos interessa aqui e a versao de rua mais civilizada com carburadores menores 45 mm em vez de 48 mm taxa de compressao reduzida para 9 4 1 e potencia de cerca de 150 cv mas nao era so isto os sistemas de suspensao e escape tambem foram desenvolvidos e fabricados pela lotus no reino unido e o carro recebia um exclusivo cambio de cinco marchas da zf a versao de homologaçao foi lançada em março de 1979 no salao de genebra e começou a ser vendida no final daquele ano todos os carros eram pretos embassy black com listras prata nas laterais e interior cinza dados de fabrica colocam o 0 a 100 km/h na casa dos 7 4 segundos com velocidade maxima de 195 km/h — nada mau mesmo [gallery columns= 4 link= file ids= 26559 26558 26557 26563 ] acontece que apesar de ser um excelente carro o lotus sunbeam teve uma vida muito curta a compra da chrysler pelo grupo psa fez com que as prioridades da companhia mudassem — a talbot trouxe seu proprio projeto de carro compacto e o sunbeam teve seu fim declarado em 1981 rolou ate um certo descaso pelo modelo em 1979 e 1980 — na hora de trocar os emblemas chrysler por emblemas talbot ate mesmo a estrela de cinco pontas da chrysler era deixada no lugar isto so mudou em 1981 quando foi decidido que o sunbeam teria um fim de vida digno o carro ganhou uma nova grade com um novo emblema novos farois e um tanque de combustivel maior antes de ter sua produçao encerrada ainda naquele ano com cerca de 200 mil exemplares produzidos a versao lotus acabou por ali tambem com cerca de 2 300 unidades produzidas sua historia obscura acabou despertando o interesse dos entusiastas especialmente fas de rali e da lotus a versao tambem e bastante rara causando bastante alarde quando um dos exemplares aparece a venda — algo que aconteceu na semana passada quando a silverstone auctions anunciou um exemplar impecavel para seu proximo leilao o nec classic motor show sale acontecera nos dias 15 e 16 de novembro e quem estiver por la vai poder dar lances em um lotus sunbeam 1980 com apenas 313 milhas no hodometro — pouco mais de 500 km [gallery columns= 4 link= file ids= 26569 26567 26568 26566 ] estima se que o carro seja arrematado por algo entre £24 mil e £28 mil cerca de r$ 97 113 mil um preço justo para um exemplar conservadissimo de um dos maiores hot hatches de todos os tempos estamos inclinados a dizer que sim
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.