ha quem acredite nao sem evidencias que o futuro dos carros de passeio esta selado e que no proximos anos a maioria deles sera substituida por suvs e picapes com exceçao dos esportivos claro que continuarao sendo veiculos de nicho e um nicho muito importante os suvs ja dominam a preferencia e os desejos do grande publico ha algum tempo e nos ultimos anos as picapes cresceram notavelmente em popularidade se isso e bom ou ruim depende de para quem voce pergunta ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas algo me diz que independentemente de como o mercado e a industria se comportarem daqui em diante a cultura de preparaçao e modificaçao ja começou a se adaptar a essa nova realidade proposta no paragrafo acima e temos um case in point aqui uma toyota hilux com motor v12 e uma pena que nao seja no brasil onde motores v12 sao ainda mais dificeis de encontrar que no resto do mundo por outro lado trata se de um projeto da africa do sul e o v12 em questao nunca foi vendido por la oficialmente ou em qualquer outro lugar fora do japao na verdade trata se do motor de cinco litros de um dos meus sedas favoritos no mundo o toyota century aquele seda de luxo a moda antiga que e o favorito dos oficiais do governo japones seu motor v12 nao foi feito para entregar força bruta mas sim desempenho suficiente para rodar em silencio com segurança e conforto e sempre com uma reserva de potencia caso o chauffeur precise pisar fundo https //flatout com br/toyota century v12 e assim que os japoneses fazem ou faziam carros de alto luxo/ claro que o seda nao tinha dois turbos como a hilux naturalmente aspirado o propulsor do toyota century denominado 1gz fe tem potencia declarada 280 cv como de costume por causa do acordo informal entre as fabricantes japonesas a potencia real e um pouco maior 310 cv que aparecem as 5 200 rpm enquanto o torque e de 49 mkgf a 4 000 rpm sendo que mais de 40 mkgf ja estao disponiveis desde as 1 200 rpm nao e o que se imagina para um esportivo mas a palavra chave aqui e potencial o century com motor v12 pesa quase 2 000 kg e e capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 5 segundos com velocidade maxima de 210 km/h considerando que os motores da toyota tradicionalmente sao conhecidos pelo overengineering ou seja projetados para aguentar muito mais abuso do que costuma acontecer no mundo real nao e dificil fazer as contas colocando dois turbos ali e fazendo as melhorias de praxe na preparaçao da para extrair bem mais que 310 cv de la aqui mesmo no flatout a gente ja falou disso em 2015 mostramos um porsche 928 equipado com o 1gz fe e um dos toyota supra de smokey nagata o ex rachador que virou um dos preparadores mais famosos do planeta tem o motor v12 do century debaixo do capo https //flatout com br/a verdade sobre o supra de 300 km h de smokey nagata e sua prisao nos anos 90/ a hilux porem e um animal totalmente diferente trata se de uma picape de competiçao voltada para provas de hillclimb o que na opiniao deste humilde escriba a torna automaticamente mais bacana do que se fosse algo para arrancadas alem de colocar um v12 rarissimo e dificil de conseguir em uma picape os responsaveis pela doideira ainda colocaram a hilux para fazer curvas alias quem sao os responsaveis como citado acima trata se de um projeto feito na africa do sul por uma oficina chamada fatboy fab works desconfio que o fab seja de fabrication e nao de fabulous em todo caso os caras sao uma preparadora dedicada a projetos de pista e a ideia de fazer uma picape de corrida deve soar invariavelmente apetitosa a quem ja fez todo tipo de projeto nao de alguma maneira o v12 do century foi parar na africa do sul os caras nao dao muitos detalhes a respeito e para alivio dos puristas ao menos acabou no cofre de um veiculo da mesma marca a picape e uma hilux da geraçao passada com cabine simples e caçamba longa tipico veiculo de trabalho ao menos o espaço no cofre nao foi um problema o seis em linha 3 0 turbodiesel cabia la tranquilamente e sobrava espaço e nao va pensando que a hilux recebeu digamos um chassi tubular feito sob medida ja com tudo prontinho para acomodar o powertrain e a suspensao preparada este seria o modo mais adequado especialmente se fosse um projeto de rua que precisasse de atençao redobrada para funcionar direitinho e ainda ser legalizada para circular em vias publicas nao senhor a picape foi toda montada em cerca de 15 dias a tempo de participar de uma prova de hillclimb chamada simola hillclimb no litoral leste da africa do sul o evento aconteceu no ultimo dia 4 de setembro e da para ter uma noçao de como a picape soa no video abaixo https //youtu be/p8lhmli7liu t=17983 o chassi do tipo escada original da picape foi aproveitado assim como o diferencial traseiro que e ligado ao cambio do century por um carda feito sob medida e logico que o motor recebeu tratamento especial para a empreitada a oficina deu a ele dois turbocompressores garrett gt35 e uma ecu aftermarket da spitronics substituindo o genial e redundante sistema com duas ecus do v12 uma para cada bancada de cilindros por algo mais voltado a performance com as modificaçoes relamente simples a picape dispoe de 546 cv e nada menos que 98 9 kgfm de torque com os turbos operando a pacatos 0 7 bar estes numeros quase dobram a força original do century mas a fatboy fab works garante que o cambio original do century e capaz de aguentar muito mais sem qualquer tipo de modificaçao o restante da picape foi concluido pensando em fazer tudo funcionar estetica era a ultima das preocupaçoes ainda assim a hilux ficou para la de invocada com a suspensao mais baixa ainda com o arranjo original com braços sobrepostos na frente e eixo rigido atras e rodas de 20 polegadas com pneus momo a lusion m9 275/40 françois fritz proprietario da fatboy e dono da picape diz ao site doubleapex que a ideia passava longe de fazer uma picape para vencer a competiçao ele so queria participar do evento pela primeira vez com algo que fosse unico exclusivo e impressionante para qualquer pessoa ter a hilux andando no dia do evento era a maior prioridade tanto que os numeros de potencia e torque foram aferidos na noite anterior ao inicio dos treinos problemas eletricos obrigaram fritz a levar a hilux para os boxes mais de uma vez e seus tempos nao foram exatamente impressionantes mas ele de fato conseguiu terminar a subida de montanha e deixar muita gente de queixo caido no processo no fim das contas nao ha qualquer razao logica para esse swap ha literalmente dezenas de opçoes mais adequadas para receber um v12 de toyota century e dar forma a um verdadeiro monstro de hillclimb mas ai nao teria tanta graça nao e
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