nao queria fazer mais um achados meio perdidos de citroen depois de ter feito um ja na semana passada mas se voce foi esperto e abocanhou a chance da semana passada pode agora fazer uma incrivel garagem citroen dos anos 1990 e como esta epoca foi o fim realmente da citroen independente seria uma coleçao de respeito; e uma ainda perfeitamente usavel no dia a dia fora e claro alguns problemas em achar peças de reposiçao; nada e perfeito ne o problema e real saiba desde ja https //flatout com br/achados meio perdidos citroen berlingo multispace 2001/ essa citroen vale preservar ainda que seja so para tentar educar as pessoas para a realidade de sua historia pergunte a qualquer um hoje porque a citroen acabou sendo comprada pela peugeot em 1976 e a resposta normalmente vai passar pela complexidade de sua suspensao hidropneumatica e o desenho nao convencional de seus carros https //flatout com br/mao drives citroen 2cv fourgonnette em sao paulo/ isso nunca podia dar certo e o que pensa o mundo hoje acostumado a carros iguais com marcas diferentes onde nada diferente parece ter lugar mas a verdade e que a citroen acaba por uma serie de investimentos que dao errado; nao existia nada de errado com as vendas de seus carros citroen tipo h sua linha de veiculos era um sucesso absoluto da van tipo h antiga mas ainda onipresente europa afora passando pelo 2cv e suas variantes ami dyane e mehari ate o luxuoso caro e sofisticado ds e sua versao barata simplificada id tudo que a empresa produzia era um sucesso absoluto era uma marca na verdade vencedora o problema a razao do seu fim foi sua visao do que seria o futuro e onde investiu para isso e quem pode adivinhar o futuro gs o hidropneumatico barato primeiro investiu praticamente cinco minutos antes do mundo entrar numa dolorosa e irreversivel crise de abastecimento de petroleo na volta do gt frances patriotica e orgulhosa a citroen queria a volta da epoca aurea dos bugatti voisin delaheye e delage mas agora em um carro mais avançado tecnologicamente queria um citroen caro potente exclusivo que por sua absoluta superioridade tecnica obsoletasse todo mercedes e bmw ja criado o resultado foi o sm que para acontecer obrigou a marca a comprar a maserati italiana que fazia seu exotico v6 apesar de sensacional vendeu pouco e drenou cofres; e a nova subsidiaria maserati virou a prova de venda com gasolina cara o sensacional sm com v6 maserati depois investiu pesado na inovaçao que parecia inevitavel entao o motor wankel com a nsu criou a comotor uma nova empresa com uma nova estrutura e uma gigantesca fabrica nova como sabemos no fim produziu nada o wankel tambem vitimado pela enfase repentina em economia e baixa emissao a falencia da comotor levou com ela uma fortuna que e melhor nem calcular cx o ultimo independente e para terminar em 1967 compra a veneranda empresa panhard para depois fecha la e usar somente as fabricas que de qualquer forma precisavam de investimento gigante para fazer citroen o gigante balança e inevitavelmente cairia; o governo frances nao pode deixar tanto emprego sumir e sugere a familia peugeot que salve a marca do cais de javel em 1976 ano do lançamento do ultimo citroen independente o cx nasce a psa da junçao das duas a peugeot e a dona; ela manda dali em diante bx ainda diferente muitos temiam o fim da inovadora marca agora debaixo da conservadora peugeot claro que tudo muda e os planos futuros passam a obrigar os independentes engenheiros da citroen compartilhar muita coisa com os peugeot era inevitavel mas a peugeot certamente por tambem admirar seu antigo concorrente da muita liberdade a ele por muito tempo ainda conseguiu fazer muita coisa interessante mesmo compartilhando plataformas e motores um exemplo claro disso a peugeot abandona definitivamente a traçao traseira que mantinha em seus carros medios e grandes para se alinhar na traçao dianteira com a citroen no fundo ambas perdem a sua individualidade molas de aço e desenho menos estranho zx mas divago novamente o importante aqui e uma caracteristica da marca que seria mantida inicialmente e continuaria evoluindo a suspensao hidropneumatica presente nos carros de javel desde 1954 dispensava os tradicionais mola e amortecedor por um sistema interconectado hidraulico comandado por esferas com nitrogenio para conseguir conforto e segurança unicos alem de autonivelamento da carroceria independente de carga e esforços dinamicos e altura de rodagem selecionavel alem disso o mesmo sistema hidraulico operava freios a altissima pressao era uma das varias diferenças da citroen seu rodar impassivel de tapete magico de aladim em 1982 aparece o substituto do medio gs o bx apesar de usar motores quatro em linha transversais nada de quatro contrapostos refrigerado a ar como no gs e compartilhar plataforma com o futuro peugeot 405 bastava olhar para ele e saber que ainda era um citroen a suspensao era totalmente hidropneumatica um sistema sofisticado e caro que elevava o nivel da marca era fabricado numa gigantesca fabrica com ambiente umidade e temperatura controlados com tolerancias minimas alem da citroen apenas a mercedes benz e a rolls royce usaram sistemas semelhantes pagando licença a citroen; obviamente nao era barato o xantia aparece 1992 em 1989 aparece o xm agora a suspensao era chamada de hydractive ao contrario do hidropneumatico mais simples anterior esta tinha dois modos de operaçao macio e rigido a suspensao normalmente funciona no modo macio mas o computador agora podia detectar situaçoes limite e assim alterar para o modo rigido para melhorar segurança e aderencia chamados de sport e um confort esses modos eram selecionaveis pelo motorista alterando as curvas de amortecimento de acordo a eletronica ampliava o potencial da suspensao hidropneumatica da marca https //flatout com br/citroen xm mao drives/ duas coisas importantes aconteceriam em seguida primeiro o bx se mostrou um carro caro; era necessario algo mais barato para substituir as versoes mais baratas do defunto gs este substituto e o zx de 1990 um carro que para ser barateado usa suspensao convencional com molas e amortecedores algo que a marca abandonara desde o lançamento do gs em 1970 o zx e tao bem feito porem que se mostra um sucesso o que acaba gerando duvidas sobre a real necessidade da sofisticada suspensao hidraulica na marca resolve se dividir a categoria um citroen barato o zx e um premium hidropneumatico o carro que mataria o bx lançado em 1992 com o nome de xantia xantia apoteose hidropneumatica compare um xantia a um bx muito do desenho tradicional citroen desapareceria ali agora substituido por algo mais normal menos diferente nao era so a suspensao hidropneumatica que fazia um citroen tambem a marca lentamente estava se diluindo dentro da peugeot primeiro passava a usar o principio mcpherson na frente para compartilhar plataforma com a peugeot ao inves de seus braços arrastados de geometria diversa perdia tambem o raio de rolagem zero a linha da inclinaçao do pino mestre cruzando o meio da area de contato do pneu no solo e a bitola traseira mais estreita que a dianteira principios de desenho que andre lefebvre tinha trazido desde a voisin nos anos 1920 o freio agora era separado do circuito de alta pressao se tornando um sistema comum e compartilhado com a peugeot assim era bem mais barato e comprado de fora nao fabricado em casa mais barato nao melhor parecia ser o caminho agora o desenho externo do carro era normal tambem e o unico vestigio da marca antiga era o sistema hidropneumatico no lugar da mola e amortecedor mas era realmente um sistema genial o hydractive ii segunda interaçao do sistema variavel eletronicamente lançado no xm aparecia em 1993 foi projetado para resolver o maior problema do sistema anterior o modo rigido muito desconfortavel neste sistema selecionar o modo sport nao significava mais um carro desconfortavel no hydractive ii em ambas as configuraçoes normal o novo nome da comfort e sport o computador podia alternar para qualquer um dos modos quando achasse necessario para um compromisso melhor entre os dois no entanto quando definida como sport a suspensao se torna mais sensivel e mudara mais cedo e com mais frequencia para o modo rigido existia tambem uma funçao que trava o sistema quando o carro nao esta funcionando usando mais uma esfera seu unico objetivo e evitar que o carro afundasse ao chao quando nao em uso tradicional caracteristica da marca nao muito compreendida pelo mercado agora as suspensoes geometricamente eram simples dianteira mcpherson com barra estabilizadora traseira braços arrastados independentes o carro era oferecido como um hatchback de cinco portas ou uma perua na dianteira o motor e transeixo estavam alinhados e transversais para traçao dianteira agora adotando o universal sistema criado por dante giacosa na fiat os motores em si eram unidades agora comuns as duas marcas da psa e eram todos excelentes os quatro em linha eram da familia xu em versoes sohc com 8 valvulas ou dohc com 16 valvulas todos com injeçao eletronica na europa existiram versoes 1 6 e 1 8 de 8 valvulas e uma 1 8 de 16v alem de varios diesel com e sem turbo aqui vieram as versoes de topo a gasolina somente 2 0 8v de 123 cv; 2 litros 16v com 150 cv; 2 litros 8v turbo com 147 cv; v6 dohc 24v de 2 9 litros e 190cv transeixo manual ou automatico era oferecido com traçao sempre dianteira no grafico graus de rolagem da carroceria em funçao da aceleraçao lateral a diferença e incrivel no ano modelo de 1995 porem vemos o aparecimento da proxima evoluçao da suspensao hidropneumatica a que realmente faz acontecer o milagre do teste do alce o xantia activa e o mais rapido no teste de desvio do animal que ficou famoso com o mercedes a class ate hoje o xantia activa era disponivel apenas com os motores de 2 litros e v6 e os mais potentes turbodiesel em mercados onde isso e possivel e por fora nao parecia muito diferente apenas um discreto spoiler atras mas era algo realmente especial quao especial atuando diretamente agora tambem nas barras estabilizadoras o novo sistema hidropneumatico activa podia alterar agora nao somente o amortecimento e o rate das molas; agora poderia comandar diretamente tambem a rolagem da carroceria mais que isso como era um sistema variavel por principio podia começar uma curva como um carro normal com rolagem linear quanto mais aceleraçao lateral mais rolagem mas em seguida podia alterar essa curva quanto que tal rigidez infinita as barras estabilizadoras hidraulico mecanicas do activa começam a curva da mesma forma que o sistema hydractive quando a aceleraçao lateral e minima mas enquanto o hydractive permanece quase linear quanto mais forte a curva maior sera o angulo de rolagem do carro o activa compensa mantendo o angulo de rolagem constante abaixo de 0 5 grau ate uma aceleraçao lateral maxima de 0 6g como se de repente a barra estabilizadora ficasse infinitamente rigida depois dos 0 6g tendo se contraido ou estendido o maximo que pode as barras permanecem ainda rigidas pacas o angulo de rolamento aumentara apenas um pouco ate um maximo de 1 grau um grau de rolagem a 1g de aceleraçao lateral e pouquissimo para todos os efeitos praticos basicamente a citroen fez um carro de rolagem zero o resultado e positivamente extra terrestre ficçao cientifica feita possivel o carro familiar equipado com pneus 205/60 r15 adequados para seu peso de 1 440 kg e seu desempenho 230 km/h e 8 segundos de 0 100km/h na versao v6 manual ainda assim atingia aceleraçoes laterais de supercarro 1 2g no skidpad e fazia o infame teste do alce mais veloz que porsches e mclaren mais veloz que qualquer outro carro a venda na verdade ate hoje mas ao contrario do que se imagina dali em diante o sistema lentamente vai desaparecendo o c5 substituto do xantia tinha um sistema simplificado com varios sistemas antes mecanicos agora controlados eletronicamente o sistema parece ser caro e cada vez menos gente parece disposta a pagar mais por ele claro; o citroen era uma proposta diferente por dentro por fora e em cada parafuso; so a sofisticada suspensao num carro normal parecia que nao era mais o suficiente a exigencia e baixa hoje em dia as pessoas parecem satisfeitas com batentes mais sofisticados como os hidraulicos e os de pu microcelular que fazem um compromisso decente de conforto e aderencia a um custo varias ordens de grandeza menores amortecedores magnetorreologicos tambem trazem de volta uma parte da adaptabilidade dos citroen de vinte anos atras nos carros mais caros mas nunca mais um carro de produçao normal de alto volume teria uma suspensao tao sofisticada um xantia para chamar de seu pois bem a gente que gosta desse tipo de coisa sempre esta de olho nos xantia; mas e dificil de achar um em bom estado mante lo nao e facil entao e recomendavel achar um bem inteiro um barato para restaurar melhor deixar esse tipo de coisa para carros com peças mais faceis de encontrar como um gol ou chevette e e dificil pois a maioria acaba em estado lastimavel as pessoas nao querem gastar dinheiro em carro que nao vale muito dinheiro entao foram sendo cada vez mais abandonados por ai retratos tristes de um carro que outrora era chique mas hoje cada vez mais parece lixo abandonado sem condiçoes de ser revivido mas esta semana para minha surpresa a loja virtual de automoveis do amigo fernando chinelli a @brooklincars apareceu com um exemplar extremamente interessante que imediatamente me tirou o sono se nao tivesse ja recentemente comprado outro seda chique dos anos 1990 com interior de tecido para chamar de meu compraria com certeza este; mesmo na situaçao atual a vontade foi tanta que resolvi expia la mostrando o carro aqui para voces queridos leitores trata se de um citroen xantia vsx 2 0 1995 o motor e o menor motor que veio o dois litros 8v de 123 cv mas vem com o otimo cambio manual de cinco marchas; e como o carro pesa 1250 kg o desempenho deve ser bem aceitavel; testes europeus dao 0 100 km/h em menos de 12 segundos e 206 km/h de final o caro ja vem com a placa preta com 95 5 pontos na vistoria pelas fotos e um carro realmente perfeito com apenas 68 mil km rodados o interior nao e de couro o que e raro e num sensacional tecido xadrez verde que combina com o exterior em verde metalico e como todo carro dos anos 1990 tem tudo o necessario aqui ate radio pioneer com bluetooth mais moderno ja instalado mas nao apita por nada; nem para re nem para sair do carro com ele funcionando nada que paz a lista de equipamentos e extensa porem codigo para partida carpete original verde vidros travas e retrovisores eletricos airbag duplo rodas originais de aluminio de 15 com pneus michelin manual + chave reserva e e claro a sensacional suspensao hydractive com ajuste de altura que segundo o fernando esta em pleno funcionamento o carro lembre se ja tem placa de coleçao e nao paga ipva tudo isso pode ser seu por bem modicos r$28 900 melhor voce ir ver logo antes que eu mude de ideia e quebre o cofrinho fale com o fernando via mensagem no instagram @fernando_chinelli ou veja o anuncio aqui e boa sorte o achados meio perdidos e materia aberta oferecida pelo patrocinio dos assinantes do flatout ainda nao e assinante considere ser alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais e se escolher o plano flatouter acesso a eventos exclusivos nosso grupo secreto no facebook e incriveis descontos de parceiros vale muito a pena [fo form plans]
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