FlatOut!
Image default
Car Culture

Já pensou em como a Lancia chegou à sua atual situação apesar de tudo o que fez?

Se você abrir seu navegador de internet e digitar www.lancia.it irá se deparar com algo que parece mais um hotsite do que uma página institucional daquela que já foi uma das maiores fabricantes do planeta. Atualmente o único Lancia que você pode comprar é o diminuto Ypsilon, que é uma versão mais refinada do Fiat 500 — ou um "fashion city car", como a própria fabricante o define. É uma situação melancólica. Porque, embora nunca tenha sido uma gigante industrial como as três grandes dos EUA, a Volkswagen, a Toyota ou mesmo sua irmã Fiat, a Lancia foi uma das fabricantes mais inovadoras e mais bem-sucedidas do automobilismo. Quer ver? Pense em um carro do WRC e ele provavelmente será um Subaru ou Mitsubishi, talvez um Audi Quattro ou um Escort Cosworth, até mesmo um Peugeot 205. Mas, a menos que você tenha aprendido a gostar de rali no início dos anos 1990, ele dificilmente será um Lancia. Ainda que a fabricante italiana tenha vencido nada menos que dez vezes — sim: dez vezes