se existe algo fortemente associado a imagem do brasil internacionalmente esse algo e o futebol nem poderia ser diferente ganhamos cinco copas e tivemos leonidas pele garrincha zico romario e os ronaldos os ingleses inventaram mas os brasileiros melhoraram sabe qual outra invençao veio de fora e nos melhoramos muito como o futebol o carro a alcool o nacionalismo exagerado da fase ditatorial do regime militar faz muita gente achar que o carro a alcool e invençao brasileira que o primeiro carro a alcool do mundo e um dodge 1800 guardado num memorial da aeronautica em sao jose dos campos/sp ou que o fiat 147 foi o primeiro carro a alcool produzido em serie ha um certo pioneirismo sim mas isso tudo e um capitulo de uma historia que começou bem antes — ironicamente 147 anos antes sim isso e antes mesmo da invençao do automovel moderno em 1826 um inventor americano chamado samuel morey criou um motor de combustao interna sem compressao e o apresentou ao registro de patentes dos eua e esse motor queimava etanol de milho e antes que voce questione o uso automobilistico morey instalou esse motor em um carro experimental ok nada funcionou muito bem — nem o carro nem o motor mas serviu para ele descobrir duas coisas que o motor de combustao interna precisava de compressao e que ele precisava de um dispositivo que dosava o combustivel de acordo com o volume de ar admitido pelo motor soa familiar pois se trata de um carburador e adivinhe que combustivel ele usou para inventar o carburador etanol de milho porque nao existia gasolina o motor de morey e a primeira vez que o etanol e a compressao se cruzam no rumo da historia guarde esta informaçao porque voce vera que esse combustivel vegetal — amado por uns criticado por outros — e no fim das contas uma soluçao pratica realista e viavel para alguns problemas inerentes ao motor de combustao interna e e por isso que ele sempre esteve envolvido no desenvolvimento de tecnologia de motores agora… voce ate pode argumentar que por ser um motor com ciclo obsoleto sem compressao ele nao funciona exatamente como nossos motores de quatro tempos queimadores de suco de cana fermentado mas isso tambem nao significa que nos brasileiros inventamos o motor de ciclo otto movido a alcool quem inventou isso foi… o proprio nikolaus otto ele fez isso durante o desenvolvimento do ciclo de quatro tempos que leva seu nome e isso ai o motor de quatro tempos foi inventado queimando alcool mas porque raios herr otto e mr morey usaram alcool como combustivel porque o alcool ja era usado como combustivel para lamparinas lanternas e aquecedores desde o seculo 17 e por esse motivo era isento de impostos ele precisava ser barato para que as pessoas nao morressem de frio nao havia querosene nem gasolina o combustivel liquido mais acessivel era o alcool mesmo quando os derivados de petroleo substituiram o alcool ele continuou usado em industrias e vejam so pelos pilotos de corridas de automoveis que conseguiam mais potencia dos motores quando abastecidos com alcool mas eu ja estou avançando demais na historia antes de isso acontecer houve outros desdobramentos sobre o etanol/alcool e os motores de combustao interna voce talvez lembre que nao existia um combustivel padronizado nos primordios do automovel entao alem do ponto de igniçao ajustavel de dentro do carro os carros da epoca tambem vinham com carburadores ajustaveis o primeiro deles foi o ford t os primeiros modelos do carro popular de henry ford produzidos em 1908 usavam carburadores ajustaveis que permitiam abastecer o 2 3 de quatro cilindros com diversos tipos de gasolina — ou entao com alcool como muitos proprietarios fizeram contrariando o aviso do manual da ford sobre abastecer somente com gasolina se voce deixasse o ajuste permanentemente para alcool bem voce tinha um carro a alcool esses carros do inicio do seculo 20 tinham um problema contudo eles nao podiam ter compressao elevada porque as formulaçoes e a tecnologia de produçao de gasolina eram igualmente primitivas elas tinham poucos iso octanos em sua composiçao e muitos n heptanos os iso octanos sao hidrocarbonetos que ajudam a gasolina a resistir a detonaçao causada pelo aumento da temperatura e se voce nao dormiu nas aulas de fisica lembra que a compressao aumenta a temperatura dos fluidos que estao sendo comprimidos se a potencia dependia da compressao dos motores para aumentar a potencia e a eficiencia dos motores portanto era preciso encontrar uma forma de aumentar a octanagem dos combustiveis e aqui o etanol volta a entrar em cena chumbo vs etanol os engenheiros de motores descobriram que os combustiveis que tivessem maior proporçao de iso octanos eram mais resistentes a detonaçao do que os combustiveis com maior proporçao de n heptanos assim eles desenvolveram um sistema de graduaçao dos octanos um combustivel que tivesse 100% de n heptanos teria octanagem 0 se ele tivesse 100% de iso octanos teria octanagem 100 bastaria calcular a proporçao de cada tipo de hidrocarboneto para descobrir a octanagem do combustivel por este sistema e assim começaram as pesquisas para aumentar a octanagem do combustivel charles kettering engenheiro da gm que havia criado o motor eletrico de partida para a cadillac foi o encarregado da pesquisa ele contratou um jovem engenheiro chamado thomas midgley jr e o encarregou de estudar os compostos anti detonantes midgley testou praticamente todo tipo de composto possivel desde manteiga derretida e serio ate cloreto de aluminio nada fez efeito ele entao chegou ao etanol e descobriu que o etanol resolvia o problema da detonaçao a gasolina ficava mais resistente a temperatura da compressao e nao detonava inflamando se somente quando a centelha era disparada o primeiro problema e que o etanol americano e proveniente do milho e o milho e pouco eficiente para produzir etanol o outro problema e que a proporçao de etanol necessaria para impedir a detonaçao era relativamente alta cerca de 10% da mistura e isso aumentaria demais o custo do combustivel devido ao custo de produçao do etanol de milho eles precisavam de uma soluçao que fosse barata e eficiente com uma concentraçao muito baixa midgley entao chegou ao telurio que atingiu os resultados necessarios mas era absurdamente fedido nem mesmo um banho resolvia midgley teve de dormir no porao por sete meses pois sua esposa se recusava a dormir com ele por causa do cheiro que ficava impregnado em sua pele cabelo e roupas ficou evidente que ele nao poderia usar algo tao mal cheiroso depois de cinco anos tentando encontrar uma soluçao midgley chegou ao chumbo tetraetila era o composto perfeito era barato de se obter era patenteavel porque era uma substancia nova e era eficiente pois era necessario apenas uma proporçao de 1 1000 para prevenir a detonaçao do combustivel e nao era fedido ao descobrir os resultados dos testes midgley ligou para o chefe e disse podemos fazer mais de us$ 200 000 000 com isso em dinheiro de 2022 estamos falando de mais de us$ 3 bilhoes como o estudo foi conduzido pela gm os interesses financeiros prevaleceram o etanol nao podia ser patenteado mas o chumbo tetraetila era um desenvolvimento privado protegido pelas leis de propriedade industrial foi assim que por volta de 1924 surgiu a adiçao de chumbo a gasolina como aditivo anti detonante envenenando o mundo com a descoberta de kettering e midgley a gm se uniu a dupont e a standard oil e juntas as tres empresas registraram a nova gasolina com a marca ethyl sem nenhuma mençao ao chumbo — o que causava uma confusao proposital com o alcool etilico ethyl alcohol na 500 milhas de indianapolis de 1923 os tres primeiros colocados estavam usando ethyl em seus carros se a gasolina era boa para indy ela deveria ser boa para seu chevy de rua nao o negocio so tinha um problema o chumbo e altamente toxico ele simula o calcio no corpo humano e acaba absorvido pelos ossos onde pode causar intoxicaçao mesmo depois de varios anos da exposiçao o cerebro e o orgao mais sensivel ao chumbo pois ele reage com a regiao dos neuronios que faz as ligaçoes eletricas entre eles bainha de mielina nos axonios reduzindo a capacidade de comunicaçao entre os neuronios isso em resumo pode reduzir a capacidade cognitiva e afetar funçoes motoras e sentidos do corpo humano o chumbo e particularmente nocivo ao cerebro em desenvolvimento das crianças podendo causar transtornos comportamentais permanentes alem de reduçao da capacidade de aprendizado na epoca uma serie de contaminaçoes e mortes decorrentes destas contaminaçoes ocorridas durante a produçao do chumbo tetraetila levaram a uma grande discussao publica sobre os riscos da adiçao de chumbo em algo tao comum quanto a gasolina — lembre se que nos anos 1920 os eua ja tinham mais de 4 milhoes de automoveis em circulaçao a ethyl convocou uma audiencia publica na qual midgley despejou a gasolina em suas maos e a inalou por um minuto dizendo que poderia fazer isso diariamente sem grandes problemas e depois disso passou o ano de 1923 isolado na florida recuperando se da intoxicaçao severa que a demonstraçao lhe causou depois de processos legais e investigaçoes das autoridades em 1925 uma serie de estudos direcionados bancados pela industria petroquimica e automotiva apontou que a gasolina com chumbo tetraetila nao representava riscos a saude publica a polemica foi encerrada e a gasolina com chumbo se tornou o padrao dos eua e de grande parte do planeta ate meados dos anos 1970 quando as primeiras leis de controles de emissoes entraram em vigor nos eua e na europa e os catalisadores foram inventados e para eles funcionarem voce nao poderia usar gasolina com chumbo tetraetila o chumbo ainda e usado em algumas formulaçoes mas a maioria das gasolinas usa outros compostos organicos como aditivos antidetonantes caso do tolueno do pentacarbonil de ferro o ferroceno e o composto com o maior nome ja publicado no flatout o metilciclopentadienil manganes tricarbonil ah e tambem uma outra substancia que conhecemos muito bem — e costumamos criticar com alguma frequencia o alcool anidro e aqui o alcool volta a cena depois de ser deixado de lado em favor do chumbo tetraetila alcool aditivo e cosa nostra o brasil nao inventou o motor a alcool nem o carro a alcool nem o motor flex mas o brasil inventou a gasolina com alcool aditivo e graças a isso o impacto do chumbo tetraetila por aqui foi menor que no resto do mundo infelizmente nao ha um estudo que mostre o impacto do chumbo tetraetila no brasil mas considerando que nossa gasolina tem uma proporçao de alcool que variou de 5% a 27% desde os anos 1930 e puramente estatistico que queimamos menos gasolina com chumbo tetraetila alem disso o brasil foi o primeiro pais do mundo acredite se quiser ao lado da austria apenas a banir a gasolina com chumbo tetraetila em 1989 em 1992 ja nao havia mais gasolina com chumbo para uso automobilistico no brasil mesmo em 1989 quando a proibiçao foi aprovada o volume de gasolina com chumbo vendido no brasil era substancialmente menor que nos anos 1970 e a presença de chumbo na poeira urbana de sp era 73% menor nos anos 1990 do que nos anos 1980 o carro a alcool no brasil e coisa mais antiga do que se imagina o primeiro carro a usar o combustivel vegetal por aqui por incrivel que pareça foi um ford t que disputou uma corrida no circuito da gavea em 1925 usando alcool etilico hidratado 70% nessa mesma epoca o escritor monteiro lobato foi aos eua como adido comercial do brasil e deslumbrado com a economia local voltou ao brasil nos anos 1930 convencido de que nosso desenvolvimento dependia de uma politica desenvolvimentista e fundou uma companhia de prospecçao e exploraçao de petroleo no brasil na epoca o governo de getulio vargas afirmava que nao havia petroleo no brasil algo corroborado pelos empresarios brasileiros com o argumento de que se houvesse petroleo no pais as petroliferas americanas ja teriam descoberto nao havia ate entao nenhuma jazida de petroleo ou de gas identificada ou explorada no brasil mas o poder publico era incapaz de realizar exploraçoes porque o brasil simplesmente nao tinha tecnologia conhecimentos basicos e nem o capital necessario para o empreendimento lobato contudo nao estava apenas convicto da existencia de petroleo no brasil como tambem suspeitava que os americanos ja trabalhavam no mapeamento das areas petroliferas sua jornada pela exploraçao de petroleo o levou a uma disputa ferrenha com o governo federal que chegou a colocar lobato na cadeia com a descoberta de uma jazida de gas natural no brasil o governo mudou sua posiçao e começou a prospectar petroleo no pais essa prospecçao levou a criaçao de um conselho nacional do petroleo que mais tarde resultou na regulaçao da exploraçao de petroleo no brasil e posteriormente na sua estatizaçao com isso o governo passou a deter o monopolio sobre os combustiveis no brasil em 1938 ja como autoridade maxima sobre os combustiveis o governo federal por meio de um decreto de getulio vargas obrigou a adiçao de 5% de alcool a gasolina de qualquer tipo e origem curiosamente esta adiçao de alcool anidro a gasolina nao tinha nada a ver com o aumento da resistencia a detonaçao aumento da octanagem naquela epoca o brasil tambem usava o chumbo tetraetila para esse fim a adiçao do alcool anidro foi decretada por getulio vargas por uma serie de fatores relacionados a demanda por gasolina em especial a dependencia das importaçoes um grande problema para a balança comercial naquele brasil pre industrializado e ao estimulo da industria sucroalcooleira mais tarde quando se descobriu os efeitos nocivos do chumbo tetraetila passamos a usar o alcool anidro entre outros compostos como aditivo para aumentar a octanagem da gasolina o carro a alcool brasileiro apesar de nao ser uma tecnologia nossa ninguem fez o uso dessa tecnologia como nos fizemos nos anos 1970 novamente por questoes relacionadas a dependencia do petroleo importado — especialmente num momento pos crise do petroleo — o governo militar criou o programa nacional do alcool que incentivou o desenvolvimento do alcool como combustivel para automoveis em 1975 apesar da reduçao do preço internacional do petroleo ao longo dos anos 1970 em 1979 foi lançado o primeiro carro a alcool produzido em serie no brasil o fiat 147 nessa mesma epoca os eua ja cientes dos problemas causados pela gasolina com chumbo tetraetila começaram a procurar alternativas ao aditivo uma das medidas foi a produçao de alcool para ser adicionado a gasolina como havia sido estudado por midgley nos anos 1920 e abandonado em nome dos royalties na epoca os americanos tambem desenvolveram tecnologias como as brasileiras — entre elas o carro flex a ford desenvolveu os primeiros carros flex em 1982 em resposta a um pedido do governo da california que queria viabilizar carros a metanol para reduzir a dependencia de petroleo e reduzir as emissoes de poluentes primeiro eles fizeram 40 escorts movidos a metanol puro e cederam os carros ao condado de los angeles eles funcionavam bem mas nao podiam ser abastecidos em qualquer lugar o metanol so era oferecido em quatro postos o que inviabilizava o uso convencional dos carros para resolver este problema a ford começou a trabalhar em um sistema que pudesse rodar com metanol e tambem com gasolina quando fosse necessario o resultado foi uma pequena frota de 705 carros flex entregue entre 1985 e 1992 e os carros nao eram apenas de um modelo havia escorts 1 6 taurus 3 0 v6 e ate os classicos crown victoria com o v8 de cinco litros flex com a viabilidade comprovada por esta frota experimental usada pelos governos dos eua e do canada o governo dos eua aprovou uma lei de incentivos a veiculos flex em 1993 nessa mesma epoca o inicio dos anos 1980 houve uma mobilizaçao do setor sucro alcooleiro brasileiro para exportar o alcool combustivel para os eua visto que o alcool de milho deles ainda era mais caro e menos eficiente que o nosso alcool de cana de açucar — e o metanol usado nos eua e nocivo e pouco seguro houve uma pequena briga comercial entre os governos do brasil e dos eua na epoca pois havia suspeita de dumping por parte do brasil para vencer a concorrencia no mercado americano uma prova do baixo custo do nosso alcool de cana os primeiros frutos desta legislaçao foram o ford taurus ffv flex fuel vehicle que podia rodar com gasolina pura ou metanol m85 com 15% de gasolina para facilitar as partidas a frio e o chrysler spirit ffv que tambem funcionava com as mesmas proporçoes do ford ate o final dos anos 1990 somente ford e chrysler fabricavam modelos flex a partir de 1998 eles passaram a usar e85 em vez de m85 mas a gm tambem desenvolvia a tecnologia oferecendo modelos experimentais como o lumina ffv o taurus e o spirit continuaram e se juntaram aos novos dodge intrepid e dodge grand caravan chrysler town & country dodge ram 1500 ford ranger 3 0 e as picapes gmc sierra e avalanche atualmente mais de 98% da gasolina americana contem ao menos 10% de alcool aditivo meu bem meu mal o etanol combustivel brasileiro e frequentemente criticado por uma serie de fatores inerentes a sua aplicaçao como matriz energetica local por um lado ele interfere nos preços da gasolina — nao apenas por ser parte da composiçao mas tambem por concorrencia com o combustivel fossil — ele concorre com o açucar no mercado internacional dai a variaçao tao ampla de preços em um ano ele tem entressafra ele exige adaptaçao regional dos motores em termos de componentes e calibragem e e menos eficiente em termos de volume por quilometro rodado por outro lado o etanol e usado por cerca de 50% da frota de automoveis do brasil o que resulta em um nivel de emissoes de gases do efeito estufa drasticamente inferior ao de uma frota semelhante que usa apenas gasolina isso sem contar a neutralidade uma vez que a produçao de etanol absorve parte do dioxido de carbono na fotossintese da cana alem disso como vimos anteriormente o etanol combustivel tambem ajudou a reduzir a contaminaçao por chumbo tetraetila sob o ponto de vista sustentavel o etanol e inegavelmente uma soluçao positiva e ainda podemos considerar que ele e um combustivel de alto desempenho visto que sua resistencia a detonaçao e equivalente a uma gasolina de octanagem 110 iad — a gasolina podium da petrobras tem octanagem 95 iad e a octapro da ipiranga tem octanagem 96 iad no fim das contas o etanol combustivel tem seus pros e contras mas o progresso tecnologico e com sorte o economico pode otimizar essa relaçao em longo prazo — a propria questao das emissoes no brasil e menos preocupante do que na europa por exemplo devido ao uso de alcool como combustivel existe ate mesmo a possibilidade de o etanol ser uma soluçao eficiente para os motores de combustao interna em um futuro proximo sera que nessa a gente acerta ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.