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FlatOut Edição 112: Alfa Romeo 145 Autodelta no Brasil, guia de compra Variant II, a tendência de piorar os carros e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

Alfa Romeo 145 Quadrifoglio + tempero Autodelta no Brasil! No FlatOut Classics desta semana, conhecemos o Alfa 145 de Ricardo Stachevski, um exemplar impecável com upgrades Autodelta. Leia a história e prepare um babador para a galeria completa com absolutamente todos os detalhes deste hot hatch italiano!

Ricardo e seu Alfa Romeo 145 Quadrifoglio | FlatOut Classics


 

Guia de Compra

A Variant II, o mais avançado dos VW refrigerados a ar no Brasil, ainda é um carro acessível, sem muita procura. Mas como é para mantê-lo, já que não tem muito em comum com outros derivados do Fusca, e foi produzido em baixa quantidade?

Variant II: tudo o que você precisa saber antes de comprar


 

Pensatas

Segurança veicular é um assunto tão perigoso no mundo litigioso de hoje que a indústria não fala muito dela, fazendo um mar de desinformação prosperar. Nosso engenheiro de segurança veicular residente, o Marco Antônio Oliveira, nos ajuda a desmistificar o airbag, explicar como ele funciona, e quando deve abrir ou não.

A vida secreta dos crash-test dummies – e seus airbags


 

Já notou que alguns carros, ao contrário do vinho, pioram com a idade? Que algumas empresas, antes exemplares em seu cuidado com o cliente, desandam num aguaceiro de reclamações e tristeza?

A estranha tendência de piorar os carros (e acabar com a lealdade dos clientes)


 

Técnica

Não confunda twin charger com twin turbo: o sistema twin charger combina um turbo a um compressor de polia. Ele estreou no Grupo B, no lendário Lancia Delta S4, mas hoje é usado até em SUV de shopping. Como ele funciona?

Como funciona o motor twincharger (turbo + compressor)?


 

Câmbio de oito marchas? Pode apostar que é o ZF 8HP. Do Toyota Supra ao Dodge Demon, do Rolls-Royce Phantom ao Lamborghini Urus, o ZF 8HP é uma das transmissões mais populares de todos os tempos. Mas… por quê?

Por que tantos carros usam o câmbio ZF 8HP?


 

Afinal, como o CATT funciona nos PSA dos anos 1990? Um dos recursos mais admirados pelos fãs da Citroën e Peugeot dos anos 1990 é o chamado CATT, o sistema autodirecional do eixo traseiro dos carros feitos pela PSA na época. Nesta matéria explicamos como este sistema passivo é capaz de direcionar as rodas traseiras para ajudar a contornar as curvas.

Catt: como funciona o eixo traseiro autodirecional dos Citroën e Peugeot dos anos 1990?


 

Se você pega estrada com freqüência, certamente já notou que as curvas inclinadas permitem uma maior velocidade de contorno, sem deixar você pendurado nas curvas. Mas… por quê?

Por que as curvas inclinadas são mais rápidas (e mais seguras)?


 

Car Culture

Não existe uma plataforma mais versátil que a VW a ar. É realmente uma plataforma, uma tábua móvel gigante onde praticamente todo o espaço pode ser usado, e literalmente qualquer tipo de carro pode ser montado em cima.

Cinco carros originais e pouco conhecidos com plataforma VW a ar


 

O Chevette foi vendido literalmente ao redor do mundo, e cada país teve versões diversas dele. Você já se perguntou quais foram os melhores?

Volta ao mundo de Chevette: os melhores Chevettes de 5 países


 

 

Automobilismo

Você sabia que a Indy no Brasil começou a ser negociada em 1989? E que ela seria só uma prova extra-campeonato? Nesta matéria contamos como foi que a Indy veio parar no Brasil duas vezes e como ela foi embora duas vezes – e talvez nunca mais volte.

Como a Indy veio parar no Brasil duas vezes – e foi embora nas duas?