FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 142: guia de compra Suzuki Swift Sport, a origem do Passat e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

Guia de Compra

Depois de um breve intervalo, o Guia de Compra do FlatOut está de volta e com um carro que corre por fora no mercado de usados e continua sendo uma ótima opção para quem quer um esportivo para chamar de seu: o Suzuki Swift Sport.

O que você precisa saber antes de comprar um Suzuki Swift Sport


Técnica

Lembra dos carros turbo antigos, com potência em alta, uma longa fase aspirada. O pessoal dizia até que “o turbo entra em 3.500 rpm”. Já notou que isso não existe mais? E parte da solução foi trazida por esse negócio da foto: o turbo de geometria variável.

Como a geometria variável reduziu o turbo lag e os motores amarrados em alta?


 

Motos

Quem gosta de motorzinho é dentista? O que dizer então de um seis em linha de apenas 250 cm³, mas capaz de 17.000 rpm, 54 cv e um berro tão alto e cortante que chega a doer os ouvidos? Um motor que parece feito por relojoeiros de tão pequeno, mas que ainda assim fez uma moto campeã de Grand Prix.

Seis em linha e só 250 cm³ – a improvável Honda RC166


 

Car Culture

Você já viu uma Ferrari pessoalmente? É provável que sim. E é bem provável que ela tenha sido um dos modelos de entrada da marca — F355, 360, 430, 458… Se hoje é possível ver uma Ferrari nas ruas de capitais e cidades do interior do Brasil, agradeça à esta Ferr…, digo, a esta Dino, o carro que colocou a Ferrari nas ruas e abriu caminho para uma linhagem de modelos mais acessíveis da marca.

Dino 246 GT, a “não-Ferrari” que popularizou a Ferrari


 

Automobilismo

“Quando eu comecei na Lotus, eles estavam fechando o ciclo do Lotus 49, um carro de grande sucesso, e desenvolvendo o Lotus 72. Tinha uma série de coisas revolucionárias para seu tempo: o formato de cunha, os freios dianteiros inboard, a suspensão por barra de torção. Acabou sendo o melhor carro de corrida que dirigi em toda minha carreira.” – Emerson Fittipaldi.

Lotus 72: os segredos técnicos do F1 preferido de Emerson Fittipaldi


 

História

O Passat para nós foi o primeiro sinal de que a VW estava mudando; de motor e tração traseiros, e refrigerados a ar, para motor dianteiro refrigerado a água, e tração dianteira. Mas o quanto dessa revolução aconteceu mesmo na VW?

De onde veio o VW Passat?


 

Afinal de contas, qual é o melhor: o Maverick GT com seu maravilhoso V8, ou o Opala SS com seu seis em linha potente em um carro mais leve? Esta pergunta ecoa entre a velha guarda desde o tempo que esses carros eram novos, e cada facção grita seus argumentos a plenos pulmões, mas o conflito nunca foi resolvido claramente.

Maverick GT x Opala SS: quem é o melhor?


 

Kenmeri ou Ken e Mary? A segunda geração do Nissan GT-R não disputou corridas e não ficou sequer um ano em produção. Sua popularidade vem de algo bem menos provável para um esportivo como ele: um casal adolescente da TV. Sim: Ken e Mary.

Kenmeri: quando o Nissan GT-R ganhou o nome de um casal da TV