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FlatOut Edição 149: um Gordini AP 2.0, a receita do Gol GTS, os M3 que a BMW não fez e mais!

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FlatOut Classics & Street

O mais potente dos Renault Gordini fabricados aqui no Brasil era o 1093, a versão esportiva. Tinha 42 cv de potência. Tudo bem que num Gordini, que pesava algo em torno de 700 kg, não era de todo mal.Mas não é algo que ia animar ninguém em 2022.

Nada parecido com isso: um Gordini especial com um motor VW AP de Golf com 2 litros, muita preparação e um limite de giros de 6700 rpm. Bem diferente dos 850 cm³ originais…

O Gordini AP 2.0 | FlatOut Street


 

Técnica

Você sabia que o Gol GTS tem esse nome por causa de uma lei estúpida dos anos 1980? E que ele nasceu como o mesmo carro que o Gol GT? E que ele tem algumas vantagens sobre o GTi? Nesta matéria contamos a história do GTS e traz a receita da Volkswagen para transformar o pacato Gol em um esportivo que marcou época e se tornou objeto de desejo.

Qual foi a receita da Volkswagen para fazer o Gol GTS?


 

O que parecia impossível há 10 anos, hoje já é realidade e está em alguns carros em todo o mundo: a taxa de compressão variável — e sem usar a wastegate do turbo para isso. Como a indústria resolveu isso?

Esticando o cobertor da mecânica: a taxa de compressão variável


 

Clássicos

Dizem que Henry Ford II tentou comprar a Ferrari porque não conseguiu concorrer com o Corvette usando o Thunderbird. E dizem que o Thunderbird foi feito com inspiração em uma Ferrari — esta aí da foto.
Foi ela o início de Ford vs. Ferrari? Talvez. Tire suas próprias conclusões lendo esta história.

A Ferrari que inspirou o Ford Thunderbird – e a origem de Ford vs. Ferrari


 

Car Culture

“O V8 americano era tão bom que até os Europeus acabam por adotá-lo. Mesmo em épocas xenófobas e isoladas como os anos 1930 até 1970, teve muito europeu famoso que decidiu que não podia fazer nada melhor, e por isso iria imitar os americanos. Não foram muitos, mas o suficiente para montar esta lista.”

Quando o V8 americano virou europeu


 

A marca Abarth parece que vai vir ao Brasil com força agora; três modelos, concessionários com espaços reservados e o lançamento do Pulse Abarth em cadeia nacional. Mas o que é realmente o nome Abarth? Se é o Fiat esportivo, de onde veio?

Dez carros criados por Carlo Abarth


 

A BMW está fazendo uma perua M3 com nada menos que 27 anos de atraso. E sabe qual é a pior parte dessa história? Ela teve uma perua M3 há 22 anos… e achou melhor não lançá-la — e deixou o mercado de bandeja para Mercedes e, acima de todas, a Audi.

As versões do M3 que a BMW não fez – mas deveria ter feito

 


 

Automobilismo

Há exatos 45 anos, em 18 de março de 1977, o Brasil perdia tragicamente um de seus grandes ídolos da F1 e o primeiro piloto a vencer uma dobradinha brasileira na F1. Nesta matéria, o @leocontesini conta a história de José Carlos Pace, o “campeão sem título”.

O campeão sem título: a história de José Carlos Pace


 

Motos

“De novo, o brasileiro reviveu o mito da Viúva Negra, e o colocou nesta RD350 também. Agora ainda era mais fora de propósito: de novo, era uma moto estável e segura, se dirigida de forma segura. O fato de que pessoas obcecadas por velocidade abusavam dela, não é culpa da moto né? Mas não pode se dizer que ela não pedia isso: mesmo em marcha lenta, tudo vibrava sincopadamente e nervosamente, ao som hipnotizante e maluco da marcha lenta daquele motor bravo. A vibração parava quando se acelerava, e aí, um arrepio percorria a espinha, e só uma coisa importava: a deliciosa, fácil e viciante velocidade. Era algo sensacional aquilo.”

Viúva Negra: o mito e a verdade da Yamaha RD350