Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.
Guia de Compra
Sabe um esportivo confiável, divertido e que ainda não custa uma pequena fortuna? O Vectra GSi. Nos últimos anos ele se manteve abaixo do radar e, agora que está completando 30 anos, deve começar uma escalada de preços. Se você anda pensando em ter um desse, veja nosso guia de compra
Automobilismo
Foi em 1983, há exatos 40 anos, que o jovem talento Ayrton Senna da Silva, líder do campeonato da F3 britânica, ganhou a oportunidade de fazer seu primeiro teste na Fórmula 1. Frank Williams fez o convite pessoalmente e recebeu o piloto no circuito do Donington Park. O que ele fez no teste?
“Com isso, o barulho era entusiasmante, e os carros rodando o anel externo em médias superiores a 170 km/h. O público, claro, vibrou. E o baixo custo fez a categoria explodir, rapidamente. Na segunda corrida já eram doze carros. Na outra semana, 18. Logo tiveram que limitar o grid em 33 carros. Mas os pilotos continuavam chegando, o que criou um esquema de duas baterias, que selecionariam 33 carros para a final. Sim, houve corrida com mais de 60 inscritos. Um espetáculo impressionante.”
Nos anos 1980, os Maverick, Dodge e até Galaxie nacionais batalhavam no anel externo de Interlagos, num sensacional espetáculo de fúria V8 e muita velocidade. Uma categoria essencialmente amadora, mas cheia de gente importante no automobilismo nacional.
História
Qual foi o primeiro Porsche da história? Quando a Porsche foi criada? Ela já existia antes do Fusca, ou ela veio do Fusca? Como ela pode ter 75 anos se seu carro mais antigo já tem 84 anos?
O que tem em comum a BMW, a Lotus, a Jaguar, a Nissan, a Jeep e o jogo de futebol de mesa, o popular Pebolim? Todos existem por causa do Austin 7.
Motos
Turbocompressores hoje são quase onipresentes em automóveis, e já há muito tempo, não existe mais motor diesel sem turbo. Mas por outro lado, não existem motocicletas com turbocompressor. Qual é o motivo disso?
Car Culture
Parece que foi ontem, mas já faz quase uma década que o Ferrari V8 de motor central deixou de ser um glorioso motor aspirado que girava até 9000 rpm, e era mais musical que um filho de Enrico Caruso e Maria Calas.
Sim, você provavelmente conhece essa história – o Opala de Stock Car que quebrou o recorde brasileiro de velocidade em 1991. Mas… você sabe como ele foi preparado para fazer isso? Qual foi a receita? O projeto aerodinâmico e os acertos na hora do teste?
O motor da BMW mais importante de toda a história da companhia é fácil de escolher. Uma família de quatro e seis cilindros em linha que foi de 1962 até 1995, e além de ser a linha inteira da empresa, nos deu o primeiro BMW turbo quatro e seis cilindros, o primeiro M5 e o primeiro M3, e ganhou o campeonato mundial de F1 com a Brabham.
Técnica
Ela está no Celta derrubado, no Cometa Flecha Azul e no Mercedes Classe S. Mas… de onde ela veio? Como (e por que) a suspensão a ar chegou primeiro aos carros preparados e depois aos carros de luxo?