Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.
Guia de Compra
Quem sente falta da receita de conforto e confiabilidade dos sedãs da GM, tem no Cruze de primeira geração um dos últimos suspiros dessa tradição engravatada. Se você procura um destes, nosso guia de compra traz tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu.
Guia de Compra Chevrolet Cruze – tudo o que você precisa saber antes de comprar
Automobilismo
O automobilismo sul-americano nunca deixou nada a dever para o resto do mundo. Além dos oito títulos brasileiros na F1, oito vitórias brasileiras na Indy 500, Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna, em 1969 os argentinos foram à Alemanha e mostraram aos europeus como se vence uma corrida de 84 horas.
Sim: 84 Horas. Foi a Misión Argentina, uma investida de Fangio e Oreste Berta, que levaram três IKA Torino preparados com tudo argentino.
Misión Argentina: dominando Nürburgring em uma corrida de 84 horas (!)
Car Culture
O que acontece se colocarmos o V12 exótico, grande em deslocamento, mas que gira até 8400 rpm, em um cupê de motor dianteiro com espaço até para malas de um casal? Se colocarmos o motor do mais exótico dos Ferrari de sua época, o Enzo, em um “carro racional o suficiente para ser usado como daily-driver”? Em um carro que ainda podia ser comprado com câmbio manual? Você teria o que uma publicação definiu como “Um Ferrari Enzo para gente adulta”: o 599 GTB Fiorano.
Podem existir duas empresas mais diferentes que a General Motors e a Alfa Romeo? Geograficamente e em espírito, não podiam estar mais distantes. Mas estiveram ligadas, por incrível que pareça, nos anos 2000. Desta junção apareceu o Alfa Romeo Brera: um belíssimo cupê Alfa Romeo V6 que… bem, só tinha peças GM por baixo.
Alfa Romeo Giulietta. Lotus Cortina. Alfa Romeo Giulia tipo 105. Ford Escort Mk1 “Dogbone” RS1600. BMW 1800 TI, e BMW 2002. Todos eles carros esporte de tração traseira escondidos no corpo de um sedãzinho familiar relativamente barato, e hoje lendários. Mas quem faltou nessa lista?
Não, não é o que você está pensando. É o famoso clone de BMW que efetivamente colocou a empresa que conhecemos hoje como Nissan no mapa, e permitiu a criação do seu carro esporte seguinte: o 240Z.
Técnica
Você já ouviu falar em espaçadores de carburador? São peças instaladas entre o carburador e o coletor de admissão para aumentar o espaço entre o carburador e o coletor (não me diga…) em alguns carros de arrancada e velocidade. Mas… por que usar um negócio desses e não um coletor redimensionado?
Pra que servem os espaçadores de carburador? Em que situação usar?
Pensata
“O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de cobrança de tributos sobre automóveis: um terço do valor de um automóvel vai para os cofres públicos. A cobrança é três vezes maior que no Japão, onde os tributos consomem 9,1% do preço ao consumidor.” Faz sentido um cenário como este em plena crise do setor automotivo? Quando um carro popular custa R$ 70.000? Se o carro é popular, seu imposto não deveria ser popular?
História
Esse monte de Porsche que se autodenomina “outlaw”, fora-da-lei, hoje em dia, na verdade está estritamente dentro da lei. São como um profissional e pai de família que se veste de bandido para passear de Harley no fim de semana. Só uma ideia esteticamente interessante.
Este é um 911 “outlaw” de verdade. Procurado pela polícia de Los Angeles por ser o mais veloz e temido dos corredores de rua dos anos 1970. Uma história sensacional, de um tempo muito diferente de hoje.
Clássicos
A Chevrolet está preparando a primeira versão especial do Corvette C8, o “The Zora”, um super-Corvette híbrido de mais de 1.000 cv que homenageia Zora Arkus-Duntov, o homem que transformou o Corvette em um ícone.
Como ele fez isso? Primeiro, ele convenceu a GM a desenvolver um V8 robusto e confiável, o hoje lendário Chevy Small Block. Depois, ele criou uma série de versões especiais para driblar um acordo das fabricantes americanas e apoiar as equipes nas pistas de corrida. Foram as primeiras séries especiais do Corvette,
O guia de versões especiais do Corvette – as duas primeiras gerações