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FlatOut Edição 194: guia de compra Cruze, o verdadeiro 911 outlaw, impostos para carro popular e mais!

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Guia de Compra

Quem sente falta da receita de conforto e confiabilidade dos sedãs da GM, tem no Cruze de primeira geração um dos últimos suspiros dessa tradição engravatada. Se você procura um destes, nosso guia de compra traz tudo o que você precisa saber antes de escolher o seu.

Guia de Compra Chevrolet Cruze – tudo o que você precisa saber antes de comprar

Automobilismo

O automobilismo sul-americano nunca deixou nada a dever para o resto do mundo. Além dos oito títulos brasileiros na F1, oito vitórias brasileiras na Indy 500, Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna, em 1969 os argentinos foram à Alemanha e mostraram aos europeus como se vence uma corrida de 84 horas.

Sim: 84 Horas. Foi a Misión Argentina, uma investida de Fangio e Oreste Berta, que levaram três IKA Torino preparados com tudo argentino.

Misión Argentina: dominando Nürburgring em uma corrida de 84 horas (!)

Car Culture

O que acontece se colocarmos o V12 exótico, grande em deslocamento, mas que gira até 8400 rpm, em um cupê de motor dianteiro com espaço até para malas de um casal? Se colocarmos o motor do mais exótico dos Ferrari de sua época, o Enzo, em um “carro racional o suficiente para ser usado como daily-driver”? Em um carro que ainda podia ser comprado com câmbio manual? Você teria o que uma publicação definiu como “Um Ferrari Enzo para gente adulta”: o 599 GTB Fiorano.

O Ferrari 599 GTB Fiorano, e o último V12 manual

Podem existir duas empresas mais diferentes que a General Motors e a Alfa Romeo? Geograficamente e em espírito, não podiam estar mais distantes. Mas estiveram ligadas, por incrível que pareça, nos anos 2000. Desta junção apareceu o Alfa Romeo Brera: um belíssimo cupê Alfa Romeo V6 que… bem, só tinha peças GM por baixo.

Quando a Alfa Romeo fez um carro de coração GM

Alfa Romeo Giulietta. Lotus Cortina. Alfa Romeo Giulia tipo 105. Ford Escort Mk1 “Dogbone” RS1600. BMW 1800 TI, e BMW 2002. Todos eles carros esporte de tração traseira escondidos no corpo de um sedãzinho familiar relativamente barato, e hoje lendários. Mas quem faltou nessa lista?

Não, não é o que você está pensando. É o famoso clone de BMW que efetivamente colocou a empresa que conhecemos hoje como Nissan no mapa, e permitiu a criação do seu carro esporte seguinte: o 240Z.

Quando a Nissan resolveu fazer um BMW

 

Técnica

Você já ouviu falar em espaçadores de carburador? São peças instaladas entre o carburador e o coletor de admissão para aumentar o espaço entre o carburador e o coletor (não me diga…) em alguns carros de arrancada e velocidade. Mas… por que usar um negócio desses e não um coletor redimensionado?

Pra que servem os espaçadores de carburador? Em que situação usar?

Pensata

“O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de cobrança de tributos sobre automóveis: um terço do valor de um automóvel vai para os cofres públicos. A cobrança é três vezes maior que no Japão, onde os tributos consomem 9,1% do preço ao consumidor.” Faz sentido um cenário como este em plena crise do setor automotivo? Quando um carro popular custa R$ 70.000? Se o carro é popular, seu imposto não deveria ser popular?

Por que os carros populares não têm impostos populares?

História

Esse monte de Porsche que se autodenomina “outlaw”, fora-da-lei, hoje em dia, na verdade está estritamente dentro da lei. São como um profissional e pai de família que se veste de bandido para passear de Harley no fim de semana. Só uma ideia esteticamente interessante.

Este é um 911 “outlaw” de verdade. Procurado pela polícia de Los Angeles por ser o mais veloz e temido dos corredores de rua dos anos 1970. Uma história sensacional, de um tempo muito diferente de hoje.

Porsche Outlaw, o de verdade: o 911 de Chris Benning

Clássicos

A Chevrolet está preparando a primeira versão especial do Corvette C8, o “The Zora”, um super-Corvette híbrido de mais de 1.000 cv que homenageia Zora Arkus-Duntov, o homem que transformou o Corvette em um ícone.

Como ele fez isso? Primeiro, ele convenceu a GM a desenvolver um V8 robusto e confiável, o hoje lendário Chevy Small Block. Depois, ele criou uma série de versões especiais para driblar um acordo das fabricantes americanas e apoiar as equipes nas pistas de corrida. Foram as primeiras séries especiais do Corvette,

O guia de versões especiais do Corvette – as duas primeiras gerações