Este vídeo é exclusivo para assinantes ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE JÁ É ASSINANTE DO FLATOUT? Está na dúvida se vale a pena assinar? |
“Desenvolver o melhor veículo esportivo já fabricado no Brasil, com performance comparável aos esportivos importados de primeira linha, com características mecânicas e dinâmicas que privilegiem fundamentalmente o prazer de dirigir.”
Já imaginaram alguém disposto a fazer isso? Pois bem, já aconteceu. Em 2025, se comemoram os 20 anos do Lobini H1 de produção. O carro é uma criação do engenheiro Fabio Birolini, e de José Orlando Arrochela Lobo, um advogado nascido em Moçambique, mas brasileiro desde os 15 anos de idade. O Lobo é o entusiasta que financiou a empreitada.
A história da Lobini contada por seu criador, Fábio Birolini – Parte 1 | Flatout Entrevista
O Lobini é a última tentativa de um carro esporte autoral (não-réplica) brasileiro a entrar em produção. E é um carro esporte de nível mundial, no idioma de carro pequeno e leve que fez a Lotus e a Caterham famosas. O carro pesa menos de uma tonelada, e tem 180 cv de um motor 1.8 turbo do Golf GTI mk4 em posição central-traseira: o desempenho é de carro esporte de primeira linha.
A história da Lobini contada por seu criador, Fábio Birolini – Parte 2 | Flatout Entrevista
Uma história brasileira, que precisou de muita criatividade e vontade para acontecer. Um dos últimos carros esporte brasileiros de verdade que tivemos; pelo menos até a nova empreitada de Birolini, o Duo Exo, entrar em produção.
Hoje o MAO anda em um Lobini H1 de 2007 e nos conta: é realmente um carro de nível mundial, ou mais uma criação improvisada nacional? Não perca!