por daniel cruz project cars #318 ja faz um bom tempo desde que postei minha ultima parte do project cars #318 luderene project apos tanto tempo tenho certeza que como muitos projetos varios teriam dado o meu como abandonado por inumeras possiveis dificuldades acreditem quando digo que houveram varias e por vezes pensei sim em vender o carro em alguns momentos ate em partes desmanchando o completamente dentre blocos trincados por problemas de rosca a atrasos infindaveis por mais diversos motivos varios anos se passaram e o carro sofreu nessa espera mas jamais desisti da ideia e jamais tive algum projeto nao concluido entao isso me catapultou pro dia de hoje o projeto encontra se oficialmente finalizado e ficou tudo se nao melhor do que aquilo que havia pensando que ficaria mas vamos por partes para que acompanhem esta trajetoria anos atras o carro havia sido enviado a brasilia para que fosse totalmente retificado a premissa inicial era apenas restaurar a sua condiçao a de um prelude original sem muita pomposidade uma vez la e passado tudo que precisaria ser feito a primeiro momento fui convencido a ir alem num projeto mais extremo e por sua vez unico ah quando falaram unico eu ja fui fisgado como um peixe sim meus caros motor h23 aberto para 2 4 litros h24 no popular usando as peças mais extremas de ambos os motores da serie h bielas mais longas e virabrequim de h23 para funcionar como h22 stroker pistoes 2mm maiores de 87 para 89mm camisas de aço romac chuveirinhos de oleo de h22 mantendo o beneficio da lubrificaçao do h23 que e feita por um furo dentro da biela enfim da base da engenharia realizada por soichiro honda usei do melhor disponivel mas nao para por aqui no cabeçote usando como base o h22a4 montamos comandos crower stage 3 pratos e molas de titanio guias de valvula apropriadas ferrea linhas de oleo adicionais e junta de cabeçote cometic feita por encomenda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 238975 238976 238977 238978 ] falando em encomenda cheguei a mencionar os pistoes wiseco tambem feitos por encomenda uma wooping 15 1 de taxa de compressao garantiram que esse carro rodando a alcool funcionasse quase como a gasolina o desenvolvimento desse pistao foi tao complexo que a propria wiseco errou mao 3 vezes exigindo alguns meses para entregar um produto compativel chegaram a pedir inclusive especificaçao de cabeçote e comandos no intento de fazer o molde mais perfeito possivel [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 238979 238981 238982 238983 ] essa receita proveu resultados incriveis uma preparaçao equivalente a motores de formula 3 ainda sim usavel no dia a dia testes de rua quando a embreagem nao patina lixa primeira e segunda marchas completamente mesmo tendo montado um diferencial lsd da wavetrack duas rodas nao sao suficientes pra tracionar esse monstro efeito do lsd e sensacional se percebe a traçao sendo jogada pra roda interna dentro da curva e a frente dando uma estilingada pra dentro motoristas desavisados facilmente se surpreenderiam com uma perda de traseira dentro da curva e leva um tempo pra se acostumar e predizer quando vai acontecer esses trechos de montanha serviram pra ajustar a altura e carga dos amortecedores algo entre conforto e esportividade escape direto com abafador final magnaflow nao foram suficientes pra abafar o som do carro de maneira prazerosa e esportiva entao comprei dois intermediarios em inox da luzian de forma a segurar o tom agudo estridente de hondas dessa epoca e embora ainda alto para alguns creio que e o setup irrestrito ideal para um carro desse porte baixas rotaçoes em viagem nao e incomodo e pode ser ouvido da base da montanha quando experimenta subi la [gallery type= grid link= file size= large ids= 238984 238986 238987 ] infelizmente considerava o carro feio visualmente para fazer gravaçoes em video pois tinha parte do console central desmontado pra troca das buchas da manopla do cambio e sistema de alavanca e teste se comportamento estava ideal mas tenho alguns do dia da coleta do carro em brasilia com um pequeno meeting de preludes locais um video de como ficou em sua fase final de toques pessoais e preparo como instalaçao de uma central multimidia 2 din que possui paletes de cores rgb igualando assim o tom esverdeado ciano do painel original mantendo assim um aspecto sleek e original [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 238988 238989 ] instalei farois onepiece rarissimos sistema de iluminaçao da phillips em led novas lanternas lampadas led na luz interior e na placa carro foi totalmente repintado e trabalhado a ideia original era de preservar o maximo da pintura original mas isso resultaria em uma diferença significativa de qualidade entre as peças repintadas e as restauradas no que dava colocada em consideraçao resolvi pintar o carro por completo mantendo as pinturas interiores originais capo cofre soleira de portas e afins aos quais nao estavam tao ruins e preservando assim as etiquetas originais a etapa de estudo preparo pintura e acabamento levou cerca de 3 meses [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 238990 238991 238992 238993 ] pintura foi realizada com tinta comprada na honda na formula original do prelude branco verniz o melhor composto disponivel ppg deltron d800 com catalizadores e diluentes proprios esse verniz e talvez o mais duro que conheço e sai de fabrica em carros alemaes foram dadas inumeras camadas de verniz no intento de se ter um aspecto de brilho profundo e dar uma vida util praticamente ilimitada a essa pintura habilitando que possa ser feita correçoes de brilho e polimento sempre que necessario sem me preocupar com a espessura da pintura e agora quais os proximos passos bom os proximos passos seriam trabalhos como talvez refazer o interior em couro novamente ou com interior vermelho em suede e em freios e pneus para que o carro consiga efetivamente fazer uso pleno de tamanha capacidade em retomadas e aceleraçao opçao mais sensata seria o uso dos mesmos pneus do meu outro projeto pessoal como a foto abaixo [gallery type= grid link= file size= large ids= 238994 238995 238996 ] infelizmente no lapso do curso desse projeto foram inumeros anos desde a compra do carro mais especificamente 6 anos me casei com uma noiva que teve toda paciencia e interesse do mundo em me apoiar nesse projeto dito isto a familia esta para crescer e preciso de uma residencia compativel com esse sonho eu sendo quem sou obviamente darei meus pulos para que essa etapa seja tambem voltada pra um gearhead mais especificamente garagem para varios carros e compatibilidade para um eventual elevador facilitando manutençoes simples que ja faço eu mesmo dessa forma terei de abrir mao do prelude e em situaçao pior meu proprio outro carro uma e46 msport com dna pra touge a ideia e vender para alguem preferencialmente conhecido que possa me revender o carro de volta dentro de alguns anos normalizada a situaçao de investimentos imobiliarios life sucks sometimes nunca da para se ter tudo que almeja vida e sempre feita de escolhas e ponderaçoes e minha vitoria foi nao deixar esse carro ir para qualquer patio de sucata como quase todos os preludes da atualidade ja foram ou estao destinados estes carros estao realmente acabando se houverem 10 deste modelo em condiçao imaculada no brasil eu ja bateria palmas a experiencia em brasilia tambem foi unica encontrei amigos fizemos encontros com preludeiros da regiao desmontamos para choques num shopping a meia noite aceleramos na avenida principal foi uma experiencia que simboliza o que e e o que representa a comunidade jdm viagem de 13 horas saindo de madrugada sem sustos rumo minas gerais carro fez 8km/l de media no alcool [gallery type= grid columns= 5 link= file size= medium ids= 238997 238998 238999 239000 239001 ] nao disse numeros disse dino de brasilia famoso por jogar a potencia em roda 10 a 20% pra baixo do real relatos de carros superesportivos de 570hp registrando 430hp ali as vezes na faixa de 300cvs medido pelas montadoras mediu aproximadamente 215whp foi o 4 cilindros aspirado mais forte que ja passou por la ao menos pelo que me disseram uma medida de parametro normal aqui em minas 243whp isso em um galpao parado sem induçao passiva essa potencia passa desse parametro em altas velocidades dado a induçao positiva o carro quer destracionar de terceira e quarta marcha passarinhando em linha reta e dificil uma puxada tranquila com ele fatos curiosos foi que o corpo tecnico responsavel pela montagem encontrou estrangulamento na tbi e talvez coletores de admissao estrangulamento tamanho que o motor nao conseguia puxar mais ar acima de 7500rpm utilizado um instrumento de mediçao velocidade do ar sugado na tbi atingiu mach 1 velocidade do som e a barreira teorica para motores aspirados me foi solicitada a compra de uma tbi maior de 70mm contra de 63mm montada e se possivel coletores skunk2 no intento de descobrir a capacidade maxima do motor e sua potencia pratica abri mao destes cavalos a mais por conta de inumeros fatores considerados friamente a seguir carro esta usavel no dia a dia como esta mesmo tendo comandos stage 3 que sao usados dedicadamente para trackcars marcha lenta estavel em 1000rpm o que e raro para esse tipo de situaçao alguem aqui que ja tenham visto um carro aspirado extremo sabe que qualquer lenta fica elevada e possui aquele efeito sonos de brap brap brap brap alem da tbi bicos maiores ainda deveriam ser utilizados em prol de fornecer suco suficiente pra mistura ar combustivel nessa etapa quanto mais extremo pior fica sua faixa de uso em baixa rotaçao e o torque nesse condiçao dessa forma fica a dica pro futuro comprador se comprar e quiser ir alem tem potencial para muito mais tanto que o projeto envolvia um motor de giro entre 8 500 e 9000rpm como os s2000 limitamos a 8k visto que motor girava mais mas nao necessariamente ganhava potencia dado ao estrangulamento da admissao e uma coisa monstruosa feeling que quanto mais rpm mais ele pede e mais insano fica exponencialmente ha de ser feito um uso cauteloso no pico de potencia para nao perder o timing e dar redline a cada troca de marcha [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 239003 239004 239006 239007 ] cerca de 50 mil reais em investimentos ao longo de todos os anos e muita paciencia e bom gosto resultaram no prelude que voce ve abaixo suspensao regulavel cambagem regulavel motor sem palavras rodas de 7 kilogramas pintura perfeita possui detalhes facilmente perdoaveis a um carro de 26 anos nunca foi uma garagem queen e um carro pra ser usado com um sorriso no bolso obrigado a todos que acompanharam a saga e ao flatout por permitir compartilhar esse dream project como diria o initial d acho que nao os decepcionei e nem a luderene da um gosto amargo na boca colocar a capa e guardar essa joia sabendo que tenho de vende la ainda mais se pensar no prejuizo que devo tomar financeiro nessa medida mas vida que segue
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