ha uns vinte e poucos anos eu ainda era uma criança que nao entendia muita coisa de carros nao sabia que a traçao podia ser dianteira ou traseira que existiam diferentes configuraçoes de motor ou que o cambio podia ser automatico ou manual mas eu ja gostava de carros morava em uma cidade minuscula no interior do interior de sao paulo e um dos meus passatempos favoritos era sair para dar uma volta com meu pai e ficar olhando os carros passarem na avenida principal conhecia os nomes e reconhecia as carrocerias brasilia chevette belina opala uno gol corsa 147 dominavam as ruas e eu gostava todos eles [gt40 content search= audi widget= 1 title= curte audi da uma olhada nos que temos no gt40 ] eu ainda nao sabia contudo que iria crescer e me tornar um entusiasta muito menos que ganharia a vida falando escrevendo sobre carros olhando para tras contudo vejo que nao poderia ser diferente agora todo entusiasta tem um carro que começou tudo o carro que produziu a faisca que te fez perceber que aquelas maquinas com quatro rodas motor volante e pedais mexem com voce o meu algo improvavel no minimo o audi tt de primeira geraçao no fim dos anos 90 com uns 7 ou 8 anos de idade eu curtia muito o fusca provavelmente porque o primeiro filme que me lembro de ter assistido na vida fora os desenhos animados foi se meu fusca falasse the love bug lançado em 1968 nos eua e em 1969 no brasil que criança nao curtiria um filme com um fusca chamado herbie que tem consciencia propria ajuda seu piloto a vencer corridas e ate se apaixona bom eu curto ate hoje e naquela epoca foi o bastante para torrar a paciencia do meu pai ate ele comprar um fusca foi por isso que como ja contei aqui outras vezes tambem fiz meu velho comprar uma revista auto & tecnica com o new beetle na capa mas como eu ja disse nao acho que o fusca tenha sido o carro que me fez perceber que gostava de carros todo mundo gosta ou pelo menos tem certo carinho pelo fusca entusiasta ou nao agora o new beetle foi lançado em outubro de 1997 e a revista foi publicada algumas semanas ou meses nao lembro direito depois e foi naqueal revista que eu vi pela primeira vez uma foto do audi tt era uma foto pequena ilustrando um box no canto de uma pagina com o tt cupe visto de frente e de traseira nao encontro mais aquela foto mas era parecida com esta fui correndo mostrar para o meu irmao eu ainda nao entendia exatamente o motivo mas achei aquele carro legal demais e ele imediatamente se tornou meu carro favorito provavelmente foi ali que eu descobri que a audi existia e logicamente eu nao sabia que a audi pertencia a volkswagen portanto foi a primeira vez que eu admirava um carro que nao tinha relaçao alguma com o que eu estava acostumado a ver na rua o audi tt foi lançado exatamente um ano depois do new beetle em outubro de 1998 na epoca eu ja enxerguei certa semelhança entre ambos as linhas arredondadas o teto que era quase um semi circulo o formato da janela lateral traseira sequer desconfiava que ele na verdade compartilhava parte de sua arquitetura como new beetle os dois dividiam a plataforma que era a mesma do vw golf de quarta geraçao mas o caso e que o audi tt me atraiu com oito anos de idade exatamente por uma de suas maiores qualidades o design o cupe esportivo da audi foi desenhado por j mays o designer por tras do new beetle alias e era completamente diferente de qualquer outro audi da epoca em 1998 os audi eram sobrios quadradoes e imponentes olha so o audi a4 daquele ano mesmo o audi a3 bastante atraente e lançado em 1996 era dono de um desenho bem mais convencional e vale lembrar ele tambem usava a plataforma do golf a versao conceitual do audi tt foi apresentada em 1995 e o modelo de produçao surpreendeu ao conservar praticamente todas as linhas do conceito com exceçao do formato das janelas laterais e da coluna c o design industrial de j mays era muito marcante dianteira e traseira tinham praticamente o mesmo perfil e os farois e lanternas era muito integrados a carroceria quase como se tivessem sido apenas desenhados ali as linhas arredondadas vistas tambem no new beetle funcionavam muito bem com a silhueta mais baixa do tt que nao tinha o dever de acomodar quatro pessoas com relativo conforto o new beetle ainda tinha espaço razoavel para quatro pessoas enquanto o tt era um carro para se curtir no maximo a dois ele nao era um compacto estilosinho para ser usado como segundo carro era um esportivo tanto que possuia uma versao com motor 1 8 20v turbo de 225 cv traçao nas quatro rodas e cambio manual de seis marchas o lado de dentro casava perfeitamente com a carroceria o painel de instrumentos tinha linhas arredondadas e limpas com quatro saidas de ar circulares comandos despoluidos e ergonomia toda voltada para o condutor que sentava em uma posiçao baixa abraçado pelo carro alias na foto abaixo podemos ver claramente a influencia do design do interior do audi tt assinado por peter schreyer presente ate hoje nos modelos da marca e o painel do audi a3 atual o design do audi tt e objeto de elogios ate hoje e conseguiu superar ate mesmo problemas iniciais que o modelo teve com comportamento imprevisivel em curvas de alta velocidade a audi logo tratou de adicionar controles eletronicos de estabilidade e traçao alem de um spoiler na traseira e suspensao retrabalhada para tornar o carro mais controlavel em 2000 ja com os problemas sanados o tt ganhou o premio de carro do ano nos estados unidos alem de se tornar figurinha frequente em listas de melhores do ano pela imprensa especializada [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] quando a geraçao seguinte do tt foi lançada em abril de 2006 a excelencia dinamica continuou mas seu desenho nao causou o mesmo impacto era basicamente a mesma silhueta da primeira geraçao porem com a identidade visual que a audi estava usando na epoca o mesmo vale para a geraçao atual de 2014 por mais quehoje em dia o tt continue sendo um carro excelente e cada vez mais potente considerando os 400 cv do motor cinco cilindros do 2 5 turbo usado no ttrs 2018 so o primeiro tt trouxe em 1998 tinha design revolucionario capaz de fazer uma criança de oito anos ficar apaixonada pelo carro sem nem entender direito o motivo o desenho do audi tt e a peça que completa o conjunto formado pela boa mecanica e pela dirigibilidade exemplar seja com traçao dianteira ou integral conjunto que somado os preços ainda relativamente acessiveis tem tudo para fazer do primeiro audi tt um futuro classico na epoca eu sequer sonhava que o tt seria um carro tao marcante talvez nem imaginasse que um carro pudesse ser tao marcante no geral e e por isso que eu tenho certeza que o audi tt foi o carro que me fez perceber que eu gostava de carros agora lanço a pergunta para voce qual foi o carro que começou tudo e te fez perceber que era um entusiasta
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