FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 167: o nascimento das picapes leves | o engenheiro do Chevrolet Agile | as asas swan neck e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

 

Car Culture

“Já o P1800, é outra coisa. Os anos 1960 foram a era de ouro do carro esporte, e todo mundo queria ter um em sua linha, até a Volvo; era um carro esporte sério, conceitualmente diferente, mas competindo com coisas como o 911, que nasceu com dois litros e 130 cv, lembre. E diferente de qualquer outro Volvo, era maravilhosamente belo.”

Quando dirigi um Volvo P1800

O Chevrolet Agile. Ninguém entende muito bem de onde ele saiu, e o motivo de se baseá-lo num já ultrapassado Celta em 2010. E o design também era muito diferente, e menos agradável, do que o conceito GPix que veio em 2008, supostamente prevendo a sua aparência externa.

Quando fui engenheiro do Chevrolet Agile


 

Pensata

O etanol combustível brasileiro é frequentemente criticado por uma série de fatores inerentes à sua aplicação como matriz energética local. Mas… será que ele não tem um lado positivo? Um pouco de complexo de vira-latas, talvez?

O etanol combustível brasileiro é mesmo tão problemático?


 

Técnica

“Asa tipo swan neck” é um negócio que anda em alta com os novos Porsche GT3 e GT4. Mas… você sabe qual a diferença? Por que esse tipo de asa começou a aparecer nos Porsche e já vem sendo usado em Le Mans há quase 15 anos?

O pescoço do cisne: como funcionam as asas tipo “swan neck”?


 

História

Ser ainda mais Chapmaniano que o próprio Colin Chapman; criar um carro esporte de rua ainda mais leve que o lendário Lotus Seven. Mais que isso, criar o carro mais leve da história, ponto final. Mais leve até que uma Romi-Isetta. Uma tarefa assim só podia ter sido realizada por Gordon Murray. Conheça hoje o Rocket, o carro mais leve do mundo, crido por ele antes do McLaren F1.

LCC Rocket: o carro mais leve da história

Hoje é difícil acreditar, mas logo depois que foi lançado, o Mustang corria o risco de acabar por ser apenas uma moda passageira. Foi graças a Carroll Shelby — e uma pequena ameaça — que temos Mustang até hoje. E que o Mustang mais f*** tem o nome de Shelby.

Como Shelby salvou o Mustang de ser uma moda passageira?


 

Clássicos

Semana passada falamos sobre os anos 1970; agora, como prometemos, os anos 1980. Que, em picapes grandes, significa uma coisa: Diesel! Nos anos 1980, cabines duplas a Diesel eram os mais populares carros de luxo brasileiros. Mas qual era a melhor delas? Ford ou Chevrolet?

F1000 x Chevrolet série 20: qual era a melhor picape brasileira dos anos 1980?


 

Motos

Olhando em retrospectiva, foi a primeira moto que pode ser chamada de Superbike, mesmo que o termo tenha aparecido muito depois dela. Seu desempenho era tão superior à qualquer coisa em sua época que foi a moto de produção mais veloz do mundo de 1948 até 1984! E também é inspiração de uma grande fábula moderna, escrita por Richard Thompson em forma de música.

Vincent Black Lightning – a moto mais rápida do mundo por 36 anos