A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 60: um dos primeiros Puma GT VW, o Guia de Compra do BMW E36, os motores mais longevos e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

Ele é um dos carros mais antigos fabricados pela Puma com o motor Volkswagen e chegou ao seu atual proprietário como um “brinde” na troca de um SUV por dois Karmann-Ghia. Depois se transformou em uma verdadeira tese de mestrado sobre a Puma e agora está pronto para ganhar a estrada. Conheça a história e o renascimento deste incrível Puma GT 1500 verde manga no FlatOut Classics desta semana!

Um raríssimo Puma GT 1968 de volta à estrada | FlatOut Classics


 

Clássicos

Você deve ter visto que, na semana passada, um Civic Si 2000 foi vendido nos EUA por US$ 50.000. Um carro que ainda não tem status de clássico e é relativamente comum no mercado. Como isso aconteceu? O que ele nos ensina sobre o mercado de usados?

O que o Civic Si de US$ 50.000 nos ensina sobre os preços dos novos-clássicos?


 

Guia de compra

Nesta semana começamos a nova série “Guia de Compra” falando do BMW Série 3 E36, corrente de 1991 a 1998. Realizado com a ajuda da @enginehausoficina, e do BMW Car Club do Brasil (www.bmwccb.com.br), a matéria ainda por cima tem depoimentos de donos: @76luvio, @anibal_braga_neto, e @frlima86.

BMW E36: tudo o que você precisa saber antes de comprar (323i, 325i e 328i)


 

História

A história da indústria automobilística brasileira possui várias passagens enigmáticas. Uma delas é a trajetória do IBAP Democrata. Criado por Nelson Fernandes, que morreu no início deste ano, ele era considerado muito promissor e um pioneiro sobre rodas. Mas problemas com o governo, acusações de fraude e uma suposta conspiração das rivais o levou à ruína. Esta é sua história.

A incrível e trágica história do IBAP Democrata


 

Trocar motor de Chevette é praticamente um esporte nacional no Brasil. Um carrinho com um comportamento dinâmico tão divertido, tração traseira, e um motor criado apenas para ser econômico, praticamente pede isso. De VW AP a Chevrolet V8, quase tudo já foi tentado no Chevette. Mas essa mania só tomou força mesmo com a publicação, no meio dos anos 1980, da receita do Chevette com motor de Opala da Motor 3.

Chevette 2.5: o projeto mais influente de Motor 3


 

Motos

Quem vê aquelas motos grandes, potentes, todas equipadas para pegar a estrada talvez não imagine, mas as big trail são uma herança direta do Paris-Dakar – e uma invenção da BMW, que sequer acreditava que elas dariam certo no começo.

BMW R80G/S, a primeira big trail da história


 

Pensatas

“Um carro alto, com vidros altos, teto alto. Pneus 175/65 R14. O esperado era que a gente tivesse que tomar cuidado em curvas. Ledo engano. O Berlingo fazia curvas inacreditavelmente bem para algo tão alto, com tão pouco pneu. Os movimentos da carroceria são extremamente controlados, e com o entre-eixos longo, a estabilidade é excepcional. Pegar a tangencia de curva olhando o apex de cima, acertando-o com uma roda bem debaixo de seu pé é incrível, não falha de provocar gargalhadas de satisfação.”

Um romance improvável: o dia em que comprei um Citroën Berlingo


 

Automobilismo

Piquet inventou mesmo o aquecimento de pneus? E aquela história de correr com 3 marchas? Neste post o @leocontesini lista as invenções e “soluções criativas” de Nelson Piquet antes e durante a F1.

As melhores invenções e “soluções criativas” de Nelson Piquet


 

Car culture

Você achava que o Família II era “jurássico” porque tinha 25 anos? Ou que o “AP do Jetta” era antigo porque foi desenvolvido nos anos 1970? Pois eles eram bem novos. Nesta lista, o @leocontesini fala sobre 14 motores que passaram dos 40 anos em produção — e 10 deles foram vendidos oficialmente no Brasil.

Os motores que foram produzidos por mais tempo em toda a história


 

Todo mundo conhece a história do 959, o supercarro da Porsche nos anos 1980. Um magnífico tour de force tecnológico que tornou 300 km/h, algo antes reservado a pilotos experientes, algo acessível a seres humanos normais. Muito já foi escrito a respeito desse carro, mas hoje o @mao4100 conta quatro coisas que você provavelmente não sabia a respeito dele.

Quatro coisas que você não sabia sobre o Porsche 959


 

Tem gente que acha que é por causa da simpatia que deixava o santo de cabeça pra baixo, igual o motorista depois de capotar. Mas não é isso. O Leo Contesini explica porque chamamos as barras de proteção com o nome de Santo Antônio de Lisboa.

Por que as barras de proteção dos carros se chamam “Santo Antônio”?


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 29: Penske compra a Indy, o incêndio do Onix Plus, a conta dos elétricos e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 41: Polo GTS vs. Sandero RS, a volta da Hummer, Nismo 350Z no Brasil, acidentes vs. velocidade e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 09: o azul da França, a história do Batmóvel de Tim Burton, Ford vs. Ferrari e mais!

Leonardo Contesini