A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 62: guia de compra do Uno 1.5R e 1.6R, um Fiat Brava HGT com V6 de Alfa, a história do Mustang Mach 1 e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Street

Da mesma forma que é fácil cair no clichê ao escrever sobre eles, também seria fácil cair no clichê ao prepará-los. Mas, diferentemente de mim, Daniel resistiu ao clichê e fez um projeto improvável pela receita e no lugar onde foi feito. Isso, porque o cruzamento de marcas não costuma ser algo comum fora do universo hot rodder americano de raiz, e foi um cruzamento de marcas o que Daniel fez ao colocar um V6 Alfa Romeo em seu Fiat Brava HGT.”

Daniel e seu Fiat Brava HGT 3.0 V6 | FlatOut Street


FlatOut Entrevista

O Ogro está de volta! A segunda parte da entrevista que fizemos com o Alexandre Garcia, o famoso Ogro do Cerrado. Hoje o AG nos mostra detalhes de seus caminhões, de seus Chevettes, a sua enorme coleção de Marea e similares, e muito mais! Se você nunca ouviu falar do AG, aproveite para conhecê-lo. Se o conhece, não perca mais algumas pérolas de sabedoria do Ogro.

Alexandre Garcia, o Ogro do Cerrado – Parte 2 | Flatout Entrevista


Técnica

Você sabe o que é um câmbio dog box? Não estamos falando de dog leg. Esse é moleza. Estamos falando do câmbio dog box, que permite trocas super rápidas e é usado em praticamente nenhum carro de rua produzido em série. Nesta matéria, o @leocontesini explica o que é e como funciona esse negócio.

Como funcionam as transmissões tipo “dog box”?


Guia de compra

O Fiat Uno 1.5R, 1.6R ou 1.6R mpi pode ser uma excelente porta de entrada para o mundo dos antigos, ou para o mundo dos esportivos nacionais, ou mesmo uma ótima base para project car. Os exemplares mais conservados e originais estão rareando, mas ainda é possível encontrá-los. E o Guia de Compra de hoje pode tornar esta tarefa mais fácil. Fizemos todo o trabalho de pesquisar e conversar com proprietários que entendem do riscado para contar aqui tudo o que você precisa saber antes de comprar um Uno R!

Fiat Uno 1.5R, 1.6R e 1.6R mpi: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu


Pensatas

O que é ser um bom motorista? Dirigir rápido e em segurança? Dirigir defensivamente? Não causar acidentes? Nesta matéria, o @leocontesini compartilha o que ele pensa ser características de um bom motorista.

O que faz um bom motorista?


 

História

“Talvez o mais complexo motor já criado até hoje. Tinha três sistemas de refrigeração: a ar para os cilindros, óleo para o virabrequim e pistões, e água para os cabeçotes. Dois turbos com seus intercoolers particulares, trabalhando em sequência, também refrigerados a água e com seu próprio circuito de óleo. Tudo isso compactado na pequena traseira do 911. Um clássico pesadelo de encanador.”

Motores lendários: o mega-complexo Porsche 959


 

O Mustang Mach 1 original não tracionava de jeito nenhum, mas mesmo assim foi a versão “popular” mais incrível que ele já teve. E tudo começou por causa do Camaro SS. Nesta matéria o @leocontesini conta os detalhes dessa história.

Como a Ford transformou o Mustang GT no Mach 1 por causa do Camaro SS


 

O motor que foi uma das muitas razões para o fracasso do DeLorean. Um motor fabricado na França, mas que também foi o primeiro seis-cilindros do Volvo 260, que hoje tem fama de robusto. O motor do carro que já foi o mais veloz de todos no lendário Circuito de La Sarthe. O motor V6 PRV pode não ter sido o mais revolucionário ou o mais confiável. Mas ele talvez mereça mais respeito do que recebe.

A curiosa trajetória do motor V6 PRV


 

Clássicos

Este é o Alfa Romeo 8C 2900B Spider Lungo Touring. Seu nome é tão longo quanto seu preço: em 2016 ele foi vendido por quase R$ 100.000.000 e se tornou o décimo carro mais caro já leiloado em todos os tempos. Mas isso não é a parte mais impressionante da história. O que mais impressiona é que ele quase foi destruído no Brasil (e depois na Argentina) e só voltou à sua forma original depois de quase 50 anos.

Como um Alfa Romeo de R$ 100 milhões quase acabou sucateado no Brasil


 

Car Culture

“Carros deste tipo são simplesmente sublimes. A direção controla a frente e o acelerador a traseira; freia-se com a frente do carro e se acelera com a traseira; um balanço perfeito de forças e ações. Se bem feito, pode ser colocado em gloriosas e controladas derrapagens, de traseira ou nas quatro rodas, a velocidades relativamente baixas e pouco arriscadas. Se bem feito, é um pequeno nirvana.”

O balanço mágico: como fazer um carro para entusiasta


 

A partir do ano-modelo 1956, a Porsche, fruto de anos de pesquisa no comportamento dinâmico de seus carros, mudou o o 356 para melhor: agora era um carro mais seguro, menos propenso a capotar inesperadamente. Um sucesso total, se imagina, não? Pelo contrário. Sucesso apenas com gente sem ligação com a empresa, gente normal que não gostava de dirigir no limite. Os tradicionais compradores da marca ficaram furiosos!

A imperfeita perfeição do Porsche 356


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 01: a transformação do DeLorean em máquina do tempo, a história de Hans Mezger, Cosworth DFV e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 02: os carros de Ayrton Senna, o câmbio 6M da Simca, desvendando o i-VTEC e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 03: a história da Leyton House Racing, os M3 E30 de seis cilindros, a evolução do Circuito da Catalunha e mais!

Leonardo Contesini