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FlatOut Edição 133: Fiat Tempra Turbo, a nova Ferrari Daytona, Porsche GT4 RS vs GT3 e mais!

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FlatOut Classics

“Um garoto coloca um pôster na parede em cima de sua cama. Vindo de uma revista especializada, o poster mostrava um Tempra Turbo i.e. vermelho, novinho. Era um sonho distante para ele; adorava Fiat, mas a realidade de sua família era de Uno usado, de 147. Colocar o Tempra na parede era um ato de esperança, de vontade expressa ao mundo, ainda que ali fosse uma vontade totalmente impossível. Um dia, quem sabe, terei um.”

Lucas e seu Tempra Turbo | FlatOut Classics


 

Automobilismo

A foto todos conhecem: Mika Hakkinen decolando no GP da Austrália de 1993 — onde Senna venceu pela última vez, aliás. Agora… como ele decolou? O que aconteceu depois disso? Como ele terminou a corrida?
E outra: como o fotógrafo conseguiu capturar um carro de F1 praticamente parado no ar?

O Finlandês Voador – a história por trás da foto


 

História

Ela é uma Ferrari Testarossa, mas não é oficialmente uma Ferrari. Especialmente por que usa câmbio Williams, enquanto as Ferrari usavam sistemas sequenciais da Magneti Marelli. Só que isso tudo a torna ainda mais especial, porque ela foi feita pela Pininfarina e se tornou a primeira Ferrari com câmbio sequencial — ainda que, oficialmente, não seja um modelo Ferrari.

A verdadeira história da primeira Ferrari equipada com câmbio sequencial


 

Opala Envemo. Corcel Bino. Fitti-VW. Pumakit. No fim dos anos 1960, a indústria brasileira de preparações encaminhava-se para fazer carros completos, como as mais famosas no exterior. Uma era de ouro da indústria nacional, neste campo.

Envenenados brazucas: quatro famosas preparadoras nacionais de antigamente


 

Quem matou o muscle car? Aposto que você vai dizer que foi a crise do petróleo. Mas será mesmo? Será que somente os preços dos combustíveis mataram aquelas máquinas incríveis de 500 cv? Então por que elas não voltaram após a crise?

Quem matou o muscle car?


 

Car Culture

“O melhor carro de alta performance com tração dianteira de todos os tempos”. Assim definiu a revista EVO a terceira geração do Integra, na versão Type R. O Integra pode ter nascido como um carro barato para encher os concessionários da nova marca Acura nos EUA, mas foi muito além disso. Se tornou uma lenda, e uma que hoje a Honda tenta reviver.

Integra: de onde veio a lenda


 

Land Rover com logotipo Honda? Celta da Suzuki? Uma infinidade de misturas genéticas estranhas aconteceram na história do automóvel. São os “captive imports”; importados vendidos com marca local em um determinado mercado.

Captive Imports: dez importados fantasiados de nacional


 

Telas touchscreen são usadas para reforçar a “conectividade” dos carros modernos, mas elas estão por aí desde o início dos anos 2000 — e a primeira delas está completando 35 anos, acredite.

O primeiro carro equipado com touchscreen é mais antigo do que você imagina


 

Técnica

Se ele tem o mesmo motor, praticamente a mesma potência, o mesmo peso e os mesmos pneus que o 911 GT3, por que o GT4 RS é 10 segundos mais lento que o 992 em Nürburgring Nordschleife?

GT4 RS vs GT3: as semelhanças, as diferenças e por que um é mais rápido que o outro


 

Lançamentos

Esta é a Ferrari Daytona SP3, um modelo da série Icona, que se junta às SP1 e SP2 Monza como uma série limitada de 599 unidades, baseada na LaFerrari e que se tornou a Ferrari mais rápida já feita para as ruas.

Esta é a Ferrari Daytona SP3 – a mais rápida já feita para as ruas