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FlatOut Edição 57: os 110 anos da Alfa Romeo, o Fusca original mais antigo do Brasil, o adeus a José Luiz Vieira e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

“Um belo dia, decidi comprar um motor. Vi anunciado na Internet um motor 1100 e me interessei, imaginando que fosse um motor da década de 1950. A ideia era só restaurá-lo e deixá-lo de enfeite na oficina.” Acontece que o colecionador Jorge Cirne ainda não sabia, mas estava comprando o motor de um Fusca 1949 – um dos mais antigos do Brasil. E ele acabou comprando também o carro, que foi restaurado com perfeição por suas próprias mãos.

Jorge e seu Fusca 1949, o mais antigo do Brasil ainda original | Flatout Classics


 

Técnica

Você já se perguntou qual é o melhor motor do Omega nacional? 3.0 ou 4.1? Cuidado aqui: “Melhor” não é sinônimo de mais moderno.

3.0 ou 4.1: qual o melhor motor seis-cilindros do Chevrolet Omega?


 

História

O que tem em comum o Porsche 804 de fórmula 1 de 1962 e o sedã Audi V8 de 1990? Um sistema de freio tão inovador e diferente que chega ser esquisito demais para ser um sucesso. Vejam como e por que um projeto da Porsche dos anos 1960 vai acabar num sedã de luxo dos anos 1990.

Freio UFO: a origem dos estranhos freio a disco anulares do Audi V8


 

A história do carro movido a água volta e meia é reciclada por jornalistas iniciantes menos céticos, mas ela nunca foi tão longe no Brasil quanto nos anos 1970, quando o Projeto Chambrin chegou a ser apoiado pelo governo federal — e, claro, era apenas uma farsa.

Um Corcel movido a água no Brasil: a misteriosa (e fantasiosa) história do Projeto Chambrin


 

Clássicos

Sempre foram uma bagunça deliciosa de sensações conflitantes, os Alfa Romeo. Lindos, mas enferrujados; sofisticados, mas caros; velozes, mas desconfortáveis; confortáveis, mas barulhentos. Um milhão de emoções complexas sacudidas em uma sacola e despejados de supetão sobre você ao dirigir um pela primeira vez. Embaralha os pensamentos, desconcerta, causa sintomas de apoplexia. Como estes italianos conseguiram fazer uma reles máquina tão deliciosamente perfeita e imperfeita ao mesmo tempo? Ao combinar uma personalidade quase humana, com um brio italiano tradicional, faz mais que apenas um carro: faz algo que parece vivo.

Alfa Romeo 110 anos: uma história em 7 carros


 

Mercado

Sim, é um Focus. Mas pelo preço do Fiesta você pode levar um Focus — seja o de primeira ou de segunda geração. E ele será bem melhor por uma série de razões que o @leocontesini explica no FlatOut.

Por que o Ford Focus é “o melhor Fiesta” que você pode comprar usado?


 

Automobilismo

“Era como ter um cartão de crédito sem limites com 18 anos de idade, sozinho, em uma mansão na praia em pleno verão. Os engenheiros criaram os carros mais potentes, mais rápidos e mais ágeis que o mundo já viu fora do asfalto. Os carros chegaram aos limites da física, com tempos de aceleração de zero a 100 km/h na casa dos dois segundos, motores sobrealimentados praticamente sem lag, controle dinâmico correndo apocaliticamente próximo do descontrole completo. Em apenas cinco anos, os carros do Grupo B saíram dos 250 cv com tração traseira e chegaram aos mais de 500 cv com tração nas quatro rodas. O adolescente de 18 anos contratou strippers, esgotou o estoque de cerveja da cidade e contratou o Kiss para tocar no jardim. Foi mais ou menos isso. O problema é que rock ‘n’ roll durante toda noite e festa todo dia acabam trazendo alguns problemas. E eles começaram em 1985.”

A curva que mudou a história do rali para sempre


 

Parece que a Ferrari está considerando um retorno à Indy. O quê? Você não sabia que a Ferrari já foi à Indy? E que ela tentou retornar nos anos 1980?

Você conhece os carros que a Ferrari fez para a Indy?


 

Car Culture

José Luiz Vieira era algo raro, um engenheiro de verdade com uma grande afinidade com a escrita e com suas emoções. Ler ele era entrar em suas ideias, seus amores automobilísticos, sua vida particular até, muitas vezes. Ele falava o que pensava, sem ofender ou procurar polêmica, e com um vasto conhecimento humildemente oferecido sem reservas. Definitivamente não atirava este conhecimento na cara dos outros como uma pedra, como uma arma, péssima mania muito comum entre os engenheiros. Uma pessoa incrível, que sempre admirei por isso

José Luiz Vieira (1932-2020) – O adeus ao criador da Motor 3


 

É possível uso off-road de carros 4×2? É o 4×4 estritamente necessário? Em sua Pensata de hoje, o @mao4100relembra suas experiências no off-road, e percebe que o SUV-Crossover atual não é tão inútil assim quanto parece. E relembra uma velha paixão automotiva muito estranha…

Duas utilidades para o SUV moderno. E um amor antigo.


 

Games

É sábado, anos 90. Você acaba de voltar da locadora de games com aquele cartucho “5-in-1” e vai chamar todo mundo para jogar Top Gear no Super Nintendo, em um campeonato que com certeza vai dar briga. Nostálgico, não? Top Gear é mesmo um ícone… mas só no Brasil. Lá fora, é no máximo uma preciosidade escondida – isto quando lembram dele. Mas por quê?

Por que “Top Gear” não fez tanto sucesso fora do Brasil?


Motos

Criada em 2009 para o Mundial de Superbike, a S1000RR deveria ser só um especial de homologação, limitada a 1.000 unidades. Acabou se tornando uma das superesportivas mais longevas da indústria – e foi a primeira moto a desrespeitar o acordo dos 299 km/h.

A lendária BMW S1000RR – das pistas para as ruas