A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 71: a história da Indy, um Santana EX no FlatOut Classics, guia de compra do Tempra Turbo e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Classics

Cápsula do tempo: sim, é uma expressão batida, mas não há melhor forma de descrever o Santana EX de Ricardo Pereira – a estrela do FlatOut Classics da semana. Trata-se de um exemplar perfeito, capaz de nos transportar para a época em que o Santana era um verdadeiro carro de luxo – quando volante revestido em couro, os bancos Recaro forrados com veludo e rodas BBS douradas eram coisa de outro mundo. E ainda tinha motor de Gol GTi. Não por acaso, muitos consideram o EX como o auge do Santana no Brasil.

Ricardo Pereira e seu Santana EX 1990 impecável | FlatOut Classics


 

Guia de compra

Poucos meses depois do Uno Turbo, a Fiat lançou o Tempra Turbo – a versão mais rara, potente e desejada de seu primeiro carro médio. Em mais um Guia de Compra do FlatOut, conversamos com proprietários e especialistas no modelo, e o resultado foi esta matéria detalhadíssima com absolutamente tudo o que você precisa saber caso esteja pensando em colocar este ícone na garagem.

Fiat Tempra Turbo: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu


 

Automobilismo

Imagine Lewis Hamilton ou Ayrton Senna construindo seu próprio carro e se tornando campeão. Difícil, não? Pois foi o que Jack Brabham fez em 1966, numa temporada que sequer pensava em disputar por já estar perto dos 40 e sem vencer por mais de três temporadas.

A história de Jack Brabham, o campeão que construiu seu próprio carro | Lendas da Fórmula 1


 

Por que Indianapolis se chama “brickyard”? Não, não é por causa da faixa de tijolos. A história começou bem antes disso. Nesta matéria, o Leo Contesini conta como Indianapolis surgiu e como o circuito ganhou este apelido, além de uma outra tradição do circuito, relacionada à jarda de tijolos da linha de chegada.

Dos tijolos ao asfalto: a história do Indianapolis Motor Speedway


 

 

Pensata

Você também acha que a batata frita do McDonald’s já foi melhor? Mas você tem certeza mesmo ou é sua memória que lhe trai? O Marco Antônio Oliveira conta a história dessa batata, e, sim: o que ela tem a ver com automóveis.

A estranha ligação entre a perda de sabor das batatas fritas do McDonald’s e dos carros


 

História

Poucos carros tem uma história tão conturbada e cheia de altos e baixos como o BMW M1. Mas é também uma história de talvez o mais exótico e sensacional BMW já criado. O que é estranho se considerarmos que não foi criado dentro da BMW.

BMW M1: o nascimento da divisão M


 

Até hoje a Callaway Cars é um fabricante de carros da GM modificados, quase uma casa de preparação oficial da empresa. Mas é muito mais que isso.

Callaway e o Corvette C4 Twin-turbo: como tudo aconteceu


 

Sim: Mercedes de 18 e 24 cilindros. Houve uma época em que o mundo não estava preocupado com aquecimento global e que só a Alemanha podia fazer um sedã super sofisticado de luxo. O resultado? Um BMW V16, uma resposta de 18 cilindros da Mercedes. E o precedente para um V24.

Os supersedãs com motor W18 e V24 que a Mercedes tentou fazer


 

Car Culture

A Pininfarina desenha todos os carros da Ferrari desde 1952. Mas é claro que existiram outros Carrozzieri que fizeram carros para a marca. Nesta matéria o Marco Antônio Oliveira mergulha dentro da biblioteca, e emerge do outro lado com a lista completa.

Carrozzieri! Quem deu forma aos músculos da Ferrari nos anos dourados


 

Preferências pessoais são algo subjetivo, claro – ainda mais se tratando de escolher o desenho das rodas para seu carro. No aftermarket, as opções são literalmente centenas. Mas existem certas rodas que são icônicas, praticamente unanimidade entre os entusiastas – e nesta matéria nós separamos as mais icônicas delas.

As rodas aftermarket mais icônicas que existem


 

Cinema

Qual a verdadeira história de Burt Munro? Depois de rever “Desafiando os Limites”, o Leo Contesini decidiu revisitar a história real de Burt Munro e compará-la à história contada no filme. Afinal, o que é real e o que foi criado para temperar a história no cinema? A resposta está nesta matéria recheada de fotos comparativas e referências históricas reais.

Desafiando os limites: o que é real e o que é ficção na história de Burt Munro


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 33: os recordes da “Cannonball Run”, a breve carreira de um dos maiores talentos da MotoGP, a história do Corvette e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 21: a transformação do Land Rover Defender, o novo logotipo da Volkswagen, guia do 911 e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 08: Ford v. Ferrari, a história da NSU, especial McLaren F1 e mais!

Leonardo Contesini