A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edição da semana

FlatOut Edição 110: o Toyota AE86 brasileiro, guia de compra Fiat 500 Abarth, homenagem a André Ribeiro e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Street

Sim: este é aquele Sprinter Trueno AE86 que todo mundo viu quando chegou ao Brasil. E nós contamos a história desse carro com uma galeria completa exclusiva, que você só vai ver no FlatOut!

Isaac e seu Toyota Sprinter Trueno AE86 | FlatOut Street


 

 

Guia de Compra

“Ah, o 500 Abarth é igual ao T-Jet”. Não é. E você pode entrar numa roubada se não souber o que avaliar na hora de escolher um usado. Conversamos com proprietários e especialistas no modelo para descobrir tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu.

O que você precisa saber antes de comprar um Fiat 500 Abarth | Guia de Compra FlatOut


 

Técnica

Eixo rígido, de torção, independente ou de Dion? Hoje tentamos explicar, da maneira mais simples possível, os desenhos de suspensão traseira, suas vantagens e desvantagens. Qual a melhor, e a pior. Uma coisa é certa: a resposta a esta pergunta pode ser inesperada. Principalmente em carros de tração dianteira.

Suspensão traseira: qual é a melhor?


 

Car Culture

 

Colin Chapman não morreu. Ele tem 93 anos e está no Pantanal. É o que diz a teoria conspiratória mais intrigante do automobilismo — que envolve John DeLorean, Margareth Thatcher, Ronald Reagan, uma zeladora fofoqueira, um médico desaparecido e um avião que ninguém viu.

Como o fundador da Lotus “morreu” e veio se esconder no Brasil?


 

Mesmo não sendo esta sua especialidade, a Lotus já fez alguns motores muito especiais para marcas diversas. É o caso de um exemplar do AC Cobra, que saiu da AC originalmente com um motor da Lotus. Nesta matéria contamos a história deste e mais outros sete carros de marcas variadas que receberam motores da Lotus. Inclusive um brasileiro.

Oito carros com motor Lotus, mas que não são Lotus


 

Já viu um Mercedes SL70 AMG antes? O Mercedes SL73 todo mundo conhece. O carro era desconhecido, mas graças à internet (e ao Pagani Zonda), agora não é mais. Mas… e o SL70, você conhecia? O carro foi um dos vários modelos V12 que a AMG fez ainda na era independente, embora tenha sido vendido até depois da aquisição da preparadora pela Mercedes — sendo montado à moda antiga: a AMG desmontava um SL600 e o remontava como SL70.

Der Muskelwagen: os melhores AMG da fase independente


 

História

Parece piada, mas é verdade: tudo que a Porsche sabe sobre comportamento em curvas, dos testes práticos a como prevê-lo matematicamente, veio de uma ajuda inicial da General Motors. Como?

Como a Chevrolet ensinou a Porsche a fazer curva


 

Há 20 anos tudo era bem diferente, claro, mas algumas coisas nunca mudam. Uma ideia que não fazia sentido duas décadas atrás não vai milagrosamente fazer sentido hoje. Como um Volkswagen que queria ser Bentley, tinha motor de Bentley e plataforma de Bentley… mas não era Bentley.

Phaeton: o Volkswagen que queria ser Bentley


 

Pensata

Por que não se faz mais postos estilosos e elegantes como antigamente? Onde eles estão?

Onde estão aqueles postos elegantes do passado?


 

Automobilismo

Se você tem menos de 35 anos e curte automobilismo, precisa conhecer esta história. Porque a torcida brasileira costuma supervalorizar a Fórmula 1. E a prova disso é a vitória de André Ribeiro no Rio de Janeiro em 1996. Ela foi, sem dúvida, uma das vitórias mais importantes do automobilismo brasileiro nos últimos 25 anos — se não a mais importante —, mas foi esquecida por muitos e é praticamente desconhecida por quem tem menos de 30 ou 35 anos.

A importância da vitória de André Ribeiro na Rio 400 da Indy em 1996


 

Clássicos

Cerbera é um nome derivado do mítico cachorro de três cabeças que guarda os portões do inferno. Mas esse carro também tem um detalhe de seu exterior desenhado por um cachorro. Sim, isso mesmo, um pointer alemão chamado Ned.

Ícones dos anos 1990: TVR Cerbera