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Guia de Compra
“Como é uma incrível também a satisfação de transpor meios-fios e alagamentos num dia de tempestade, ao voltar para casa tranquilo dentro do Suzuki Jimny ou Samurai, mesmo que no resto do mês, o baixo desempenho e desconforto incomodem um pouco. O Jimny é um incrível carrinho focado na habilidade off-road apenas, com todas as outras considerações colocadas em segundo plano. Um Lotus do Off-Road.”
Se você sempre pensou em comprar um Jimny ou Samurai, mas não conhece muito sobre eles, não tema: conversamos com especialistas e donos para trazer para você tudo que você precisa saber para comprar.
Suzuki Samurai/Jimny: tudo o que você precisa saber antes de comprar | Guia de Compra FlatOut
FlatOut Street
Quantas vezes você viu uma Dodge Dakota de primeira geração no Brasil? E quantas delas eram V8 turbo? Por uma das raríssimas Dakota dessa fase — e com um V8 turbo e câmbio manual — é a estrela do FlatOut Street desta semana.
Técnica
Como se escolhe e avalia um motor para swap? Tem quem pense que é só procurar no portfólio da fabricante e mandar ver, mas quase nunca é assim tão simples.
Você fala “semi-eixo” e “pc de bordo”? Pois estas são apenas duas expressões quase sempre usadas do jeito errado. Nesta matéria, explicamos o porquê e traz outros 14 termos que sempre acabam confundindo a conversa sobre motores e técnica.
Expressões automotivas (quase) sempre usadas do jeito errado
Automobilismo
Você viu que Max Verstappen sofreu uma desaceleração de 51G no acidente do GP da Grã-Bretanha deste ano. Parece muito — e é mesmo, especialmente se considerarmos as áreas de escape modernas. Mas esse número não chegou nem perto das piores desacelerações já vistas na Fórmula 1 ou na Indy.
Nesta matéria explicamos o que é a Força-G nas desacelerações, como ela é calculada, como é possível sobreviver a ela, e quais foram os sobreviventes às maiores desacelerações já registradas na história do automobilismo.
Parar de repente é o problema – a ciência da desaceleração nos acidentes
História
O carro americano tradicional. Aquele, de chassi separado, suspensão macia, V8 preguiçoso e câmbio automático. Não existe mais hoje, mas antes de acabar definitivamente, uma última geração de Chevrolet construídos assim apareceu e deixou saudade.
A mais antiga e tradicional marca francesa faz de seu carro do pós-guerra algo totalmente diferente: pequeno, barato, mas tecnologicamente avançadíssimo. Um carro, e uma história, cheia de reviravoltas, que só podia acontecer na França.
Esta é a história dos carros americanos que foram até a Espanha. A história de uma empresa que nasceu da vontade de inovar e de fazer o possível para ganhar a vida em um país desolado pela guerra civil. Mas, acima de tudo, é a história de um homem e sua vontade de fazer carros, custe o que custar.
Motos
A Jawa Moto é uma das fabricantes de motocicletas mais inovadoras de todos os tempos – e também uma das mais obscuras, apesar de ter sido até copiada pela toda-poderosa Honda em certa ocasião.
Clássicos
Oito executivos da Ferrari são sumariamente demitidos em 1961; esses orgulhosos italianos resolvem que farão Enzo pagar caro. Nasce a ATS, para ser algo mais fantástico, avançado e rápido que qualquer Ferrari até ali. Nunca houve uma ameaça tão séria para Enzo; nunca houve uma história tão italiana de trapaças, vinganças e brigas.
Evolução ou beco sem saída? A mais tradicionalista das fábricas de carro esporte inglês dá um incrível salto tecnológico nos anos 1990, apenas para logo depois acabar desaparecendo.