FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 116: guia de compra Suzuki Jimny, uma Dakota V8 turbo manual de primeira geração e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Guia de Compra

“Como é uma incrível também a satisfação de transpor meios-fios e alagamentos num dia de tempestade, ao voltar para casa tranquilo dentro do Suzuki Jimny ou Samurai, mesmo que no resto do mês, o baixo desempenho e desconforto incomodem um pouco. O Jimny é um incrível carrinho focado na habilidade off-road apenas, com todas as outras considerações colocadas em segundo plano. Um Lotus do Off-Road.”

Se você sempre pensou em comprar um Jimny ou Samurai, mas não conhece muito sobre eles, não tema: conversamos com especialistas e donos para trazer para você tudo que você precisa saber para comprar.

Suzuki Samurai/Jimny: tudo o que você precisa saber antes de comprar | Guia de Compra FlatOut


 

FlatOut Street

Quantas vezes você viu uma Dodge Dakota de primeira geração no Brasil? E quantas delas eram V8 turbo? Por uma das raríssimas Dakota dessa fase — e com um V8 turbo e câmbio manual — é a estrela do FlatOut Street desta semana.

Uma Dakota V8, turbo e manual no Brasil | FlatOut Street


 

Técnica

Como se escolhe e avalia um motor para swap? Tem quem pense que é só procurar no portfólio da fabricante e mandar ver, mas quase nunca é assim tão simples.

Como escolher e avaliar um motor para swap?


 

Você fala “semi-eixo” e “pc de bordo”? Pois estas são apenas duas expressões quase sempre usadas do jeito errado. Nesta matéria, explicamos o porquê e traz outros 14 termos que sempre acabam confundindo a conversa sobre motores e técnica.

Expressões automotivas (quase) sempre usadas do jeito errado


 

Automobilismo

Você viu que Max Verstappen sofreu uma desaceleração de 51G no acidente do GP da Grã-Bretanha deste ano. Parece muito — e é mesmo, especialmente se considerarmos as áreas de escape modernas. Mas esse número não chegou nem perto das piores desacelerações já vistas na Fórmula 1 ou na Indy.

Nesta matéria explicamos o que é a Força-G nas desacelerações, como ela é calculada, como é possível sobreviver a ela, e quais foram os sobreviventes às maiores desacelerações já registradas na história do automobilismo.

Parar de repente é o problema – a ciência da desaceleração nos acidentes


 

História

O carro americano tradicional. Aquele, de chassi separado, suspensão macia, V8 preguiçoso e câmbio automático. Não existe mais hoje, mas antes de acabar definitivamente, uma última geração de Chevrolet construídos assim apareceu e deixou saudade.

Impala SS: o último Chevrolet tradicional


 

A mais antiga e tradicional marca francesa faz de seu carro do pós-guerra algo totalmente diferente: pequeno, barato, mas tecnologicamente avançadíssimo. Um carro, e uma história, cheia de reviravoltas, que só podia acontecer na França.

Dyna: o último Panhard


 

Esta é a história dos carros americanos que foram até a Espanha. A história de uma empresa que nasceu da vontade de inovar e de fazer o possível para ganhar a vida em um país desolado pela guerra civil. Mas, acima de tudo, é a história de um homem e sua vontade de fazer carros, custe o que custar.

A improvável história dos Dodge fabricados na Espanha


 

Motos

A Jawa Moto é uma das fabricantes de motocicletas mais inovadoras de todos os tempos – e também uma das mais obscuras, apesar de ter sido até copiada pela toda-poderosa Honda em certa ocasião.

Da Tchecoslováquia para o mundo: a história da Jawa Moto


 

Clássicos

Oito executivos da Ferrari são sumariamente demitidos em 1961; esses orgulhosos italianos resolvem que farão Enzo pagar caro. Nasce a ATS, para ser algo mais fantástico, avançado e rápido que qualquer Ferrari até ali. Nunca houve uma ameaça tão séria para Enzo; nunca houve uma história tão italiana de trapaças, vinganças e brigas.

ATS 2500GT: o anti-Ferrari


 

Evolução ou beco sem saída? A mais tradicionalista das fábricas de carro esporte inglês dá um incrível salto tecnológico nos anos 1990, apenas para logo depois acabar desaparecendo.

MGF: o último MG de verdade