Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.
FlatOut Classics
O último dos GP – uma das versões esportivas mais raras do Chevette, lançada em 1978. O dono admite: ele é pouco mais que um esportivo de adesivo, com praticamente o mesmo motor 1.4 dos outros Chevette. Mas isto não significa que o Chevette GP 1978 deixa de ser colecionável. Na verdade, ele é um carro com uma história bem interessante e diversos detalhes que o separam de um Chevette normal – e Rafael Pereira, o proprietário, manja de todos eles.
FlatOut Entrevista
“Alexandre Garcia é uma pessoa rara. Apesar de ser bancário de profissão, agora aposentado, é na verdade um mecânico, e um preparador, extremamente hábil. Mais que isso: é quase um encantador de motores, alguém que consegue em minutos abrir um motor e entendê-lo por completo, mesmo sem nunca ter visto este motor antes. Então imagine o que ele consegue fazer com motores que conhece profundamente. O “AG” é um preparador entusiasta, que faz coisas com as ferramentas que tem e as peças que tem, mas querendo sempre um resultado legal, do qual possa se orgulhar. Um hot-rodder de estirpe, de uma maneira rara aqui no Brasil.”
Guia de Compra
Pensando em comprar um Ford Focus Mk1, mas tem dúvidas sobre qual comprar e quant custa manter? Então confira esta: publicamos a segunda matéria do Guia de Compras Flatout! Esta série é um levantamento de tudo que é necessário saber para comprar um carro: preços, onde achar listas de peças, manuais, peças em si, o preço do carro, o preço das peças que necessitam troca frequente. Um guia completo, feito com carinho, como só podia vir do Flatout! Nesta semana, o @leocontesini dá sequência à série falando do Ford Focus de primeira geração com uma ajuda de donos do modelo: @tampa_trick, @cassiorfaraujo, @guswrc e @henriquealmazan.
Ford Focus Mk1: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu
Técnica
A modernização do carro matou a arte de entender o que está acontecendo entre o volante e as rodas. O lado positivo disso é que o carro se tornou mais acessível e fácil de usar. O lado negativo, é que o motorista perdeu a conexão com a máquina de forma lógica. Ele não precisa mais saber como um carro funciona para poder guiá-lo. Mesmo o câmbio manual, um símbolo vigoroso da conexão homem máquina, hoje é mais “automatizado” que no passado. Isso graças aos anéis sincronizadores. Nesta matéria, o @leocontesini explica como isso aconteceu e como os anéis sincronizadores funcionam.
Games
Gran Turismo ganhou uma nova edição na última semana, então nos parece um momento propício para olhar para trás e analisar a evolução da franquia de games em seus 23 anos e oito jogos.
História
Não. Não era um touro. Muita gente sabe o que ele significa, mas… como o nome Countach chegou a este Lamborghini? O @leocontesini responde nesta matéria do FlatOut!
Hans Mezger, o famoso engenheiro de motores da Porsche falecido recentemente, teve participação direta em toda vez que a Porsche competiu na F1. Uma história onde o acaso, o inesperado, tem mais influência do que pode imaginar.
Como Hans Mezger ajudou a Porsche a escrever sua história na F1
Cinema
O filme Cétait un rendez-vous”, com seus sete minutos de pilotagem ininterrupta pelas ruas de Paris, é um verdadeiro clássico entre os filmes de carro – uma obra prima em seu minimalismo e autenticidade. Nesta matéria, exploramos todos os aspectos que fazem deste curta-metragem uma das melhores produções cinematográficas sobre carros já feitas. E também damos nossa opinião sobre a “homenagem” que a Ferrari tentou fazer..
“C’etait un rendez-vous”: os carros e os detalhes desta obra prima – e como não homenageá-la
Car Culture
Todo mundo conhece as principais inovações de Colin Chapman na Lotus, do monocoque em carros de fórmula até o aparecimento do patrocínio e a profissionalização da F1. Mas hoje, o @mao4100 fala de inovações menos conhecidas, mas não menos importantes. Dois componentes, e duas filosofias, que ajudaram a Lotus, e Colin Chapman, a se tornarem lendas. Quatro pequenas amostras de genialidade pura, não destilada.
Quatro inovações da Lotus que você provavelmente não conhecia
Apesar de raros, a história está cheia de carros de rua produzidos em série que foram abençoados com motores de corrida — alguns tem até motor de F1. Nesta matéria, o @leocontesinireúne dez modelos de rua com motores de corrida
Dez carros de rua que usam motores desenvolvidos para corridas
Todo mundo conhece exemplos de carros lançados com carrocerias novas, bonitas e inéditas, mas que carregam consigo a mecânica antiga do carro que substituiu. O @mao4100 conta cinco vezes que aconteceu justamente o contrário: carros totalmente novos, mas com carrocerias que parecem idênticas à do carro anterior.
Agora que o V8 da Bentley deixou de ser produzido, qual motor ocupou seu lugar como o mais antigo ainda produzido em série? O @leocontesiniresponde nesta matéria (não é o Renault da foto, caso você esteja pensando)
Quais são as famílias de motores mais antigas ainda em produção?