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FlatOut Edição 141: Saab 900 Aero no Brasil, o guia de preparação do Astra e mais!

Caros leitores, muito bem-vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique aqui.


 

FlatOut Classics & Street

O carro mais emblemático da marca sueca Saab é sem dúvida nenhuma o 900. E entre os 900, o mais desejado é o Turbo 16 Aero, do início dos anos 1990. Mas o carro nunca foi importado para o Brasil, e efetivamente não existe aqui. Então o que este carro das fotos está fazendo em São Paulo?

Denis e o único Saab 900 Aero no Brasil | FlatOut Classics


 

Guia da Lasanha

O Guia da Lasanha está de volta! Nessa segunda edição descobrimos tudo o que você precisa saber para escolher um Astra e quais as receitas de preparação mais comuns para ele.

Guia da lasanha: tudo para comprar e preparar um Chevrolet Astra


 

Automobilismo

“O Lotus 49 é tão emblemático que devíamos falar da F1 antes e depois dele; um arauto do futuro, um ponto de inflexão de curva. O motor estrutural, o motor sob medida para o carro, a aerodinâmica, e a propaganda inundando de dinheiro o esporte de cavalheiros, e tornando o que antes era quase amador, em algo profissional e corporativo. Tudo começou realmente aqui. E a F1 nunca mais foi a mesma.”

Lotus 49: a obra prima de Colin Chapman


 

Pensata

O que Juliano Barata achou dos Totem GT Super e GT Electric? Carros inspirados nos Alfa Romeo 105 clássicos, mas com (bem) mais de 500 cv, carroceria de fibra de carbono, estrutura tubular, suspensão duplo A na frente e atrás e duas opções de powertrain: elétrico ou V6 biturbo da Giulia Quadrifoglio atual. Juliano disseca a técnica dos dois veículos e dá a sua opinião sem filtros a respeito dos dois modelos em sua nova coluna no FlatOut, “Pitacos do Barata”.

O que achei das Alfa Romeo da Totem: V6 biturbo de 620 cv e versão elétrica


 

História

Sim, é Jacarepaguá (pode lamentar, a gente espera…). Foi ali o palco da estreia e da primeira vitória de um carro de Fórmula 1 com câmbio semi-automático, a Ferrari 640. O que pouca gente sabe, é que a Ferrari já havia inventado esse câmbio em 1979, mas levou 10 anos para colocá-lo na disputa.

Ferrari 640: o carro colocou o câmbio semi-automático na F1


 

Suzuka, 3 de maio de 1964. Lotus, MG, Datsuns e Porsches estão alinhados para a largada do segundo Grande Prêmio do Japão, uma corrida que havia estreado no ano anterior e era disputada pelos maiores GT registrados no país. Em meio a essa concorrência, uma fabricante local chamada Prince, decide entrar na briga com… um sedã familiar!? Sim, um sedã familiar chamado Skyline — e que deu origem à lenda do Nissan GT-R.

Hakosuka: o nascimento do Skyline GT-R


 

“Parece que foi ontem, eu sei; mas o Gol/Parati Turbo foram lançados em 2000, e portanto, há 22 anos. Era um mundo diferente: todo mundo ainda tinha medo de carros com cabeçote de duplo comando e quatro válvulas por cilindros. O que dizer então de um quatro em linha de apenas um litro, variador de fase do comando de admissão, duplo comando, 16 válvulas, turbocompressor, intercooler e mais de 100 cv/l? A maioria corria para as saias de suas respectivas mamães, morrendo de medo. Ai a manutenção! Cadê meu AP querido? Bom mesmo era o Fusca!”

Downsizing 20 anos atrás: lembrando da Parati Crossover Turbo


 

Picapes derivadas de automóveis existem em todo o mundo. Mas aqui no Brasil sempre foram extremamente populares, uma espécie adotada pelos brasileiros como sua. O carro mais vendido do Brasil em 2021, inclusive, foi uma delas. Por causa disso, nesta semana lembramos onde tudo começou. Com quatro picapes pequenas cheias de personalidade: Fiorino, Pampa, Saveiro e Chevy 500.

Fiorino, Pampa, Saveiro e Chevy 500: lembrando as picapes pequenas originais


 

Car Culture

Sim, você leu corretamente: este supercarro de 16 cilindros e quase 600cv, criado no fim dos anos 1980, além de único, vem com sua própria música como brinde. Composta pelo mesmo músico famoso e bigodudo que deu nome ao carro.

Cizeta-Moroder: o supercarro que tem sua própria música


 

Será que dá mesmo pra empinar um carro numa arrancada de rua? O cinema ensina que sim. Mas… como fica no mundo real? Será um mito criado por Dom Toretto, ou uma manobra possível de se executar?

É realmente possível fazer um wheelie ao arrancar na rua?